quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Fotojornalista abandona concurso após ter manipulação descoberta

novembro 12, 2015 | por Ligia

Um fotojornalista teve sua candidatura retirada do mais prestigioso concurso australiano de fotografia após descobrirem que ele havia utilizando a ferramenta cloning do Photoshop para retirar um pedaço de palha que estava “atrapalhando” a sua foto.

A Fundação Walkey anunciou esta semana que o fotógrafo David Caird, da News Corp, retirou voluntariamente sua candidatura para o Nikon-Walkley Awards para “fotógrafos de imprensa do ano” após ser nomeado como um dos finalistas.

O jornal “The Guardian” relata que a foto alterada é esta foto do bebê gorila Kimye do zoológico de Melbourne (Austrália):


A foto foi apenas uma das imagens submetidas para o concurso, como parte de um conjunto de trabalhos de Caird. A manipulação da foto passou aparentemente despercebida até que a foto de Caird foi descoberta por outro fotógrafo anônimo que havia tirado praticamente a mesma foto no mesmo momento. Mas na foto do fotógrafo anônimo, aparecia um pedaço de palha próximo a cabeça do bebê gorila.


Fazia parte das regras do concurso que algumas formas de manipulação de imagens não seriam aceitas, entre elas estava o cloning, então o fotógrafo anônimo alertou à Walkey sobre sua foto um tanto suspeita. Caird logo retirou sua candidatura para o título de fotógrafo de imprensa do ano de 2015 da Nikon-Walkey.

“Foi uma pequena violação em uma única foto”, escreveu a fundação Walkley. “Porém a integridade no processo de julgamento da Walkley é fundamental e a retirada da candidatura demonstra o comprometimento de David com este ideal.”

Esta notícia veio à tona menos de um ano depois do prestigioso concurso World Press Photo anunciar que desqualificou 20% dos finalistas por manipularem suas fotos utilizando ferramentas que violavam as regras do concurso.

Fonte: PetaPixel