terça-feira, 10 de novembro de 2015

Terra Pilhada: imagens de paisagens alteradas pelo homem

novembro 10, 2015 | por Pedro Nicoli

Fotógrafo captura imagens de paisagens alteradas permanentemente pelo homem em uma serie de imagens de tirar o fôlego

Estas fotografias aéreas impressionantes são o trabalho de David Maisel, especializado em grandes paisagens modificadas pela mineração e exploração de outros recursos naturais.

Maisel fotografa áreas de degradação ambiental há cerca de 30 anos. Onde que quer vá, ele contrata pilotos e aviões locais para sobrevoar a altitudes de 150 a 3300 mil metros, de onde tira suas fotos. As imagens sem edição são ao mesmo tempo lindas e desanimadoras. O que exatamente aconteceu para gerar essas mutilações na beleza natural?



The Lake Project (O Projeto do Lago) - mostra a devastação do Lago Owens, antes 160 quilômetros quadrados de lago glacial, drenado para abastecer a cidade de Los Angeles.


A série The Terminal Mirage (A Miragem Terminal) - Imagens aéreas surreais feitas nos entornos do Great Salt Lake e Terminal 2, exibem barragens de rejeitos.

Seu novo livro, Black Maps: American Landscape and Apocalyptic Sublime, reúne mais de 100 imagens de mineração a céu aberto, depósitos de lixo toxico, madeireiras , rodovias dentre outras, que mostram as marcas deixas pelos humanos na Terra.

"O trabalho de Maisel nas duas ultimas décadas tem exigido uma nova definição de beleza, que foge do glamur, mas abrange o devastado, transmudado e decomposto." - disse Leah Ollman, do Los Angeles Times.

Seu trabalho vem transformando a definição de fotografia de paisagem, como a obra Oblivion, que exibe a megalópole de Los Angeles em negativo preto e branco.

David Maisel nasceu em Nova Yorque,1961. Suas fotografias já foram exibidas em diversos países, e estão em exibição permanente em diversos locais, incluindo o Metropolitan Museumof Art em NY, Los Angeles Couty Museum of Art, e Victoria and Albert Museum em Londres.



Oblivion - Los Angeles em preto e branco invertido

The Mining Project, exibe minas de cobre, lagoas de rejeitos e extração de Cianeto no oeste americano



The Mining Project - Mina de cobre a céu aberto

American Mine captura as dramáticas camadas, entalhes e texturas da mina de Bingham Canyon em Utah, que detém o titulo de maior mina a céu aberto do mundo.



American Mine - Bingham Canyon

Fonte: The Daily Mail
Publicado em: