terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Agência Magnum promove residência artística em Ouro Preto

fevereiro 23, 2016 | por Resumo Fotográfico

Programa explora a riqueza cultural e arquitetônica de Minas Gerais com o acompanhamento de três fotógrafos renomados

Chien-Chi Chang
A Magnum, famosa agência de fotógrafos fundada em 1947 por Robert Capa, lança uma residência artística que irá explorar a cultura e a arquitetura de Ouro Preto, em Minas Gerais. O programa de seis dias, batizado Magnum Caravan Brazil, contará com três turmas de 12 artistas escolhidos pelos renomados fotógrafos Richard Kalvar, Chien-Chi Chang e Nikos Economopoulos, membros da agência francesa há décadas.

Em solo brasileiro, os participantes irão participar de workshops, palestras, reuniões e encontros com representantes da indústria cultural local, como curadores de festivais e empresas de impressão e book design. Ao fim da experiência uma exposição conjunta será lançada com imagens clicadas ao longo da viagem, lado a lado com outras apresentações públicas dos resultados das equipes.

Os interessados devem submeter um formulário com portfolio no site da residência, sendo que a seleção será feita pelos próprios fotógrafos da Magnum responsáveis pela iniciativa. O valor da inscrição para os aprovados é de € 1 mil, sendo que os custos com viagem, hospedagem e alimentação ficam por conta do participante. Mas a Magnum também contemplará três fotógrafos carentes de Minas Gerais com bolsas direcionadas a partir de recomendações de parcerios brasileiros no projeto.

O Magnum Caravan Brazil em Ouro Preto acontece entre os dias 29 de março e três de abril e é a primeira edição de uma série de residências promovidas pela agência em diferentes cidades brasileiras ao longo do ano.

Fonte: GQ