quinta-feira, 28 de abril de 2016

12º Paraty em Foco já tem data marcada

abril 28, 2016 | por Resumo Fotográfico

A décima segunda edição do evento internacional de fotografia vai ocorrer entre os dias 14 e 18 de setembro de 2016.


Com o retorno de Giancarlo Mecarelli à direção geral do festival e com a nova parceria com Carlos Nascimento, do Portal Fine Art, a produção passa agora para o Rio de Janeiro. Mecarelli vai dividir a curadoria do festival com o professor e fotógrafo Paulo Marcos de Mendonça Lima. Eles decidiram não eleger um tema específico este ano, para abrigar as mais diferentes categorias de fotografia, trazendo imagens que emocionam, que mexem com o espectador, independentemente da sua temática. A proposta é realizar uma curadoria ampla e democrática.

O 12ª Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia prevê a realização de diversas palestras, workshops e exposições. Uma das mostras será dedicada aos dez melhores portfólios da Convocatória Portfólio em Foco. Além disso, o evento contará com projeções multimídia, com a livraria Paraty em Foco e o tradicional leilão.

O leilão, que nasceu com o festival em 2004, volta a ter este ano curadoria exclusiva, feita por profissionais do mercado de arte e fotografia. O evento pretende, acima de tudo, estimular o colecionismo e ajudar a consolidar um mercado que cresce a cada ano.

Nesta edição, as palestras e entrevistas voltam a acontecer no auditório da Casa da Cultura e serão transmitidas ao vivo para outro local no Centro Histórico e pela internet, aumentando sua abrangência e permitindo que pessoas de todo o mundo acompanhem.

A convocatória Porfólio em Foco será aberta no início de junho e ficará no ar até 15 de agosto, no site oficial do evento: www.paratyemfoco.com. Nesta edição também serão aceitos trabalhos multimídia. A seleção das dez obras a serem expostas será feita pelos curadores do festival, pelos membros do conselho e por curadores e editores convidados pela direção, ampliando assim as diferentes visões sobre os trabalhos inscritos. Em 2015 1800 trabalhos de 22 países foram enviados para o Portfólio em Foco, consagrando a ação como um das mais importantes do festival.

Em 2016 voltam as muito procuradas leituras de portfolios, uma valiosa oportunidade para os fotógrafos terem os seus trabalhos analisados por experientes curadores, editores, pensadores e fotógrafos. As leituras serão realizadas por especialistas de diferentes regiões e instituições brasileiras.

Em breve a organização do evento divulgará detalhes sobre a programação.