quinta-feira, 7 de abril de 2016

Fotógrafo explora as cores através da câmera de um celular

abril 07, 2016 | por Resumo Fotográfico

O curitibano Nilo Biazzetto Neto adotou a câmera do seu smartphone como ferramenta de trabalho.


Sem deixar de lado a nostálgica fm2, a Hasselblad 501 e a sempre parceira Nikon D800, já faz algum tempo que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto adotou a câmera do seu smartphone como ferramenta de trabalho. A qualidade das imagens capturadas com ela desde o fim de 2014, todas devidamente compartilhadas no Instagram, o motivaram a produzir um livro, além de montar e a apresentar ao público a exposição fotográfica “Primárias”.

O evento de lançamento acontece a partir das 18h deste sábado, dia 9 de abril, na Galeria Portfolio. Estarão expostas 78 imagens em diferentes formatos. Na ocasião, também será lançada uma publicação com as fotos da mostra, primeira coleção de livros do fotógrafo e que segue o mesmo conceito da exposição.

As fotos, retratos do dia a dia de Nilo, não têm filtros. Sofreram apenas alguns ajustes, principalmente no contraste e saturação, feitos diretamente na hora de postar as imagens na rede social do Instagram. Os assuntos são aleatórios, e o critério de escolha para “Primárias” tem como base as cores e formas. “Tudo acaba virando motivo e tudo pode acabar virando imagem”, explica o fotógrafo.



Nilo Biazzetto Neto

Fundador da Escola Portfolio, atuou no mercado publicitário por mais de 15 anos, mas hoje apenas com a fotografia de gastronomia. Desde 2008, vem se dedicando a projetos autorais, já tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Colômbia e Portugal.

Seu interesse pelo Instagram surgiu com a agilidade em fotografar, editar e publicar. No começo, foi relutante devido à baixa qualidade das imagens produzidas pelos smartphones. Mas em setembro de 2014, com a aquisição de um Samsung S5, descobriu novos horizontes. Sete anos se passaram desde que o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto Neto expôs individualmente pela última vez em Curitiba. Foi durante a inauguração da Galeria Portfolio, em 2009.

SERVIÇO

Exposição "Primárias" de Nilo Biazzetto Neto
Abertura: 9 de abril, às 18h.
Visitação: até 10 de maio.
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 20h. Sábado, das 9h às 12h.
Local: Galeria Portfolio - Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico.
Informações: (41)3252-2540 | www.escolaportfolio.com.br