domingo, 10 de julho de 2016

Mostra homenageia atletas brasileiros e o mar carioca

julho 10, 2016 | por Resumo Fotográfico

O projeto do fotógrafo francês Bruno Castaing une arte, cultura e ecologia em uma exposição que põe atletas num ambiente hiper-realista onde o mar está sempre em evidência

A Aliança Francesa do Rio de Janeiro inaugura no dia 12 de julho, terça-feira, a exposição “Áqua Rio”, do fotógrafo francês Bruno Castaing. Aproveitando a proximidade das Olimpíadas, a mostra retrata atletas profissionais e o olhar bem-humorado e otimista do carioca.

Bruno Castaing, que chegou ao Brasil há mais de 25 anos e tem verdadeira paixão pelo mar, reuniu neste trabalho a sua experiência como fotógrafo de moda e seu entusiasmo pela fotografia submarina. Através de técnicas de estúdio e de manipulação digital, chegou à ideia do projeto: um aquário onde as pessoas são vistas num ambiente hiper-realista como seres quase anfíbios. As 25 imagens da exposição retratam grandes atletas brasileiros e homenageiam o Rio de Janeiro, as tribos cariocas e o mar.

“Ser carioca, como acabei descobrindo, não se resume somente a morar na cidade do Rio de Janeiro. É um estado de espírito, quase uma filosofia adquirida por ter o privilégio de compartilhar um jeito de viver em uma cidade deslumbrante onde os seus sentidos ficam a flor da pele”, brinca. E continua: “Esta exposição é uma homenagem não só às características bem humoradas do carioca, mas também sobre sua conexão com a natureza – tão presente e misturada com a paisagem urbana – onde o mar é motivo de alegria e embaraço”, explica. O fotógrafo se refere a alguns detalhes de suas fotos. Olhando atentamente, além de ver a paisagem característica da cidade, as águas e as figuras atléticas mergulhadas no mar, é possível notar a crítica à poluição das praias cariocas com garrafas e latas inseridas digitalmente na imagem. “Isto é algo que me entristece desde que cheguei aqui”, lamenta.

Todo o processo foi feito em estúdio: as imagens dos atletas em fundo branco, as ondas fotografadas dentro de um aquário, assim como os baiacus – uma homenagem ao peixe que se adapta muito bem a presença humana e é facilmente encontrado nas praias do Rio –, e a posterior manipulação digital que deu origem às obras finais. Esta visão única do artista coloca o espírito carioca como vitrine do Brasil para o mundo. As pessoas retratadas em “Áqua Rio”, de uma maneira ou de outra, se beneficiam da energia positiva do mar para serem, nas suas próprias categorias, campeãs de um estilo de vida invejado no mundo inteiro.

O fotógrafo – Bruno Castaing, nascido em Paris onde se iniciou na fotografia, vive há mais de 25 anos no Rio de Janeiro onde trabalha com propaganda, moda e mercado náutico entre a França e o Brasil. Sua grande paixão sempre foi o mar e logo se tornou mergulhador. A união da fotografia com o mergulho foi instantânea. Os anos se passaram e o olhar de raízes estrangeiras continuou querendo captar a maneira de ser tão especial deste povo com suas tribos, points e indiscutível beleza.

Robson Caetano

Torben Grael

Ruy Marra

SERVIÇO

Exposição Áqua Rio
Abertura: terça-feira, 12 de julho, às 19h
Visitação: de 13 de julho a 10 de setembro
Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados, das 9h às 13h
Local: Galeria da Aliança Francesa Botafogo - Rua Muniz Barreto, 746
Informações: (21) 3299-2000 | www.rioaliancafrancesa.com.br
Entrada franca