segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Conheça os vencedores do 2º Getty Images Instagram Grant

setembro 19, 2016 | por Resumo Fotográfico

A Getty Images, em colaboração com o Instagram, anunciou hoje os vencedores do anual Getty Images Instagram Grant. Em sua segunda edição, o programa foi criado para apoiar fotógrafos que usam a rede social para documentar histórias de comunidades sub-representadas em todo o mundo. Neste ano, a iniciativa se expandiu e incluiu também produtores de vídeo e artistas visuais.

Três ganhadores foram selecionados para o prêmio máximo entre um grupo geograficamente diversificado, que apresentou um trabalho de qualidade excepcional. Cada um dos premiados receberá uma bolsa de US$ 10 mil e terá sua imagem exibida para o público no festival de fotografia Photoville, que ocorre em Nova York, de 21 a 25 de setembro.

Os ganhadores deste ano são:

Christian Rodriguez (@christian_foto), fotógrafo documental do Uruguai, recebeu a bolsa por seu projeto “Teen Mom”, que retrata a gravidez na adolescência na América Latina. Diretamente impactado pela maternidade na adolescência, Christian espera sensibilizar as pessoas sobre o problema e destacar o seu impacto sobre as comunidades locais. Ele encontra inspiração na tendência literária do realismo mágico e considera o Instagram uma poderosa ferramenta para obter feedback e informações sobre a realidade de muitos adolescentes;
Christian Rodriguez/@christian_foto/Getty Images Instagram Grant Recipient 2016

Ronny Sen (@ronnysen, @whatdoestheendoftimelooklike), da Índia, foi premiado por seu trabalho de documentar os incêndios que queimaram por mais de 100 anos Jharia. O trabalho de Ronny usa tanto a fotografia quanto vídeos para destacar a situação das pessoas que foram afetadas pelas grandes corporações e retrata a sobrevivência em uma paisagem apocalíptica;

Ronny Sen/@ronnysen/Getty Images Instagram Grant Recipient 2016

Girma Berta (@gboxcreative) mora em Adis Abeba e usa seu iPhone para capturar a cor vibrante da vida nas ruas na capital da Etiópia. Girma usa sua experiência em gráficos e pintura como um guia para a iluminação e composição, jogando com cores e combinando fotografia de rua com obras de arte. O projeto de Girma, “Moving Shadown”, mostra cenas de rua locais sobre panos de fundo de cor. Membro do @everydayafrica, ele usa o Instagram como uma plataforma para a auto-expressão e para compartilhar seu trabalho com o resto do mundo.

Girma Berta/@gboxcreative/Getty Images Instagram Grant Recipient 2016

O júri também reconheceu os seguintes fotógrafos com menção honrosa: Daro Sulakauri (@darosulakauri), da República da Geórgia; Ako Salemi (@f64s125), de Teerã, no Irã; e Andrew Quilty (@andrewquilty), um fotógrafo australiano baseado no Afeganistão.

“Estamos muito satisfeitos por continuar nosso relacionamento com o Instagram durante o segundo ano do Getty Images Instagram Grant e de continuar a apoiar e ampliar novas e importantes vozes da narrativa visual”, afirma Pancho Bernasconi, vice-presidente de notícias da Getty Images. “A Getty Images acredita no poder das imagens para mover o mundo, e a variedade e a qualidade dos trabalhos apresentados neste ano têm sido um testemunho impressionante deste poder.”

Os inscritos foram julgados por um painel formado por peritos fotográficos, incluindo a vencedora do ano passado, a fotojornalista Adriana Zehbrauskas, a artista Eleanor MacNair, o diretor de fotografia do “Le Monde”, Nicolas Jimenez, o diretor do Lagos Photo Festival, Azu Nwagbogu, e o cineasta, fotógrafo e artista multidisciplinar Jeff Frost.

“Todos os dias, as pessoas ao redor do globo capturam e compartilham momentos pungentes no Instagram, inspirando outras a verem as coisas de uma maneira nova”, diz Amanda Kelso, Diretora de Comunidade no Instagram. “Estamos honrados em destacar o trabalho visual dos vencedores deste ano, que oferecem um vislumbre marcante de mundos raramente vistos.”