quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Projeto leva fotografia às comunidades ribeirinhas

setembro 15, 2016 | por Resumo Fotográfico


Há 11 meses, Claudia Chedid, professora de fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design, e a sua equipe – Camila Tremonte, Claudio Galarraga, Flávia Chammas, Gabriela Tremonte, Guillermo Zetek, Mariana Fagundes e Veridiana Vieira – se juntaram em uma viagem a duas comunidades localizadas no Rio Arapinus (margem esquerda do rio Tapajós), Coroca e Urucureá (PA). O objetivo? Levar às comunidades ribeirinhas o poder da fotografia e da arte.

Segundo Claudia, durante a estadia o grupo realizou oficinas fotográficas com alunos e crianças com o objetivo de saudar a memória do local, visto que era uma necessidade da comunidade. “Deixamos uma câmera fotográfica para cada comunidade com um legado de registrarem suas rotinas, colocando uma questão para o grupo: ‘como o outro me vê, como eu me vejo e qual é a história que eu quero que seja contada".

Na segunda expedição, realizada em agosto deste ano, o grupo projetou e discutiu sobre as imagens produzidas pelos moradores da comunidade. “Levamos produções de fotógrafos-moradores que retratam suas rotinas, cidades e andanças, desde os clássicos até os contemporâneos”, complementa.

O FotoSíntese, que tem patrocínio da Sandisk e BOA Produtos Naturais, projeta ações mais amplas como uma exposição dessas imagens, assim como vídeos com entrevistas produzidos na segunda viagem e um Fotolivro. Com o fim de arrecadarem fundos para isso, contam com uma campanha de financiamento coletivo e com a venda de ímãs de geladeira com as imagens captadas no projeto. Para ajudar com uma doação, ente no site Vakinha ou entre na página no Facebook para saber como adquiris os ímãs.


Saiba mais sobre o projeto em: foto-sintese.com.