sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Rio de Janeiro recebe mostra do daguerreotipista Francisco Moreira da Costa

setembro 23, 2016 | por Resumo Fotográfico


A Galeria do Ateliê inaugura nesta sexta-feira (23), às 19h, a exposição Tempo Improvável, de Francisco Moreira da Costa, único brasileiro a utilizar a técnica original da daguerreotipia ao lado dos cerca de 50 daguerreotipistas contemporâneos em atividade no mundo inteiro. Curadoria de Marcia Mello.

Francisco Moreira da Costa pesquisa daguerreotipia desde 1996, desenvolvendo o seu equipamento a partir de manuais do século XIX. Seu trabalho resgata essa técnica quase esquecida, revelando-a como linguagem indubitável para a arte contemporânea e como reflexão essencial para a fotografia moderna.

Segundo Marcia Mello, curadora da mostra, o trabalho de Francisco Moreira da Costa, “não leva o observador a traçar paralelos possíveis com outras produções artísticas no primeiro contato travado com sua obra. Mas, num sobressalto, somos tomados pela poesia de Manoel de Barros, as imagens intimistas de Josef Sudek, o universo particular de Cora Coralina, as sutilezas de Morandi, o formato diminuto de Yamamoto... “

A curadora acrescenta que “há duas décadas, a opção pela daguerreotipia, levou Francisco a um caminho sem volta. Como Narciso, ele próprio revelou-se, inebriado no reflexo do retângulo espelhado de si mesmo. Alquimista, passa a buscar procedimentos, materiais e gestos praticados pelos pioneiros da fotografia de forma incansável. Tubo de ensaio, pipeta, cadinho, cobre, ouro, prata, bromo, mercúrio, esse passa a ser o seu vocabulário...

Os objetos retratados - candeeiros, cestos, jarro de flores, raízes – trazem à discussão o passado abandonado, que transpassa toda a produção de Francisco. Deixam lembranças de algo que, possivelmente, sequer fizeram parte de nossa vida. Com persistência, vamos identificando na memória adormecida a paisagem esquecida, inconsciente, secular; arriscamos dar corpo a tempos improváveis e nos alimentamos de sentimentos de eternidade. Assim, nos desvios da vida, se forma a poética desse fotógrafo singular e plural. Num só tempo, no mesmo lugar”, conclui Marcia Mello.




SERVIÇO

Exposição "Tempo Improvável" daguerreotipias do fotógrafo Francisco Moreira da Costa
Abertura: dia 23 de setembro, às 19h
Visitação: de 24 de setembro a 19 de novembro de 2016
Horário: 2a a 6a feira das 10h às 21h; sábados das 10h às 17h
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural - Avenida Pasteur 453, Urca
Informações: www.ateliedaimagem.com.br