Realizado com apoio do Edital ProAc para Livro de Artista e editado pela Fotô Editorial, Serra da Ermida 357 é composto por três volumes complementares: Frêmito (vol. 1), Álbum (vol. 2) e 1990_BR (vol. 3).
Na trilogia, a fotógrafa e professora da Panamericana Escola de Arte e Design enfoca questões sobre vida e morte, tragicidade e afetividades. Resgatando a época em que as medidas abusivas do governo Collor abalaram a sociedade, faliram famílias e empresários, levando várias pessoas ao suicídio.
Logo no primeiro volume, Daniela refaz o caminho trilhado pelo avô de seu filho, representando subjetivamente o local onde ele suicidou-se. Dessas imagens desprendem-se potentes símbolos, propícios para especular sobre as incertezas que rondam as decisões tomadas ao longo da vida.
![]() |
Parte do livro de Daniela de Moraes |
Num segundo momento, a artista intervém em imagens do álbum de família do personagem central dessa história, reconstruindo cronologicamente sua trajetória da infância à vida adulta. Ao final, um encarte reedita imagens e notícias de jornais de 1990, contextualizando o momento sócio-político da época, um dos mais surreais e traumáticos da nossa história.
Neste mês de novembro, Serra da Ermida 357 será apresentada ao público em três ocasiões. No dia 18, às 19h30, acontecerá o primeiro lançamento, no Ateliê Fotô, localizado na Rua Lisboa, 328, em Pinheiros-SP.
Já no dia 21 de novembro, às 16h, a autora e o editor que realizou a produção da trilogia, Eder Chiodetto, da Fotô Editorial, irão falar sobre o processo de criação de um projeto autoral, no Auditório da Panamericana Escola de Arte e Design. Com entrada gratuita, o evento acontece na Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista, São Paulo.
Neste dia serão apresentados materiais como fotografias, gravuras, mapas (e outros documentos de processo), além de bonecos e outras versões da obra. Na oportunidade também acontecerá o lançamento do blog www.serradaermida357.com.br com textos da autora sobre o processo criativo e a disponibilização do pdf do livro para download.
E, fechando o ciclo de conversas abertas sobre o processo de criação, no dia 23 de novembro, Daniela fará o lançamento de Serra da Ermida 357 em Jundiaí, no espaço Ateliê Casarão, às 19h, na Rua Dr Almeida, 265, Centro de Jundiaí, São Paulo.
Mais informações em: www.fotoeditorial.com/produto/serra-da-ermida-357
Facebook: www.facebook.com/serradaermida357
Instagram: www.instagram.com/ermida_357