sexta-feira, 19 de maio de 2017

Livro de Simone Silvério revela universo da fotografia infantil

maio 19, 2017 | por Resumo Fotográfico

Na publicação “Fotografia de bebês: paixão e técnica” você vai mergulhar no universo da fotografia de recém-nascidos e bebês com uma das precursoras dessa arte no Brasil. Livro é a primeira obra completa publicada em língua portuguesa sobre fotografias de bebês.
Imagens como esta são resultado de várias fotos (Simone Silvério/Divulgação)

Quem nunca se perguntou como os recém-nascidos ficam em poses como a acima? Ou pendurados em redes, como se estivessem sendo levados por uma cegonha? Uma das maiores especialistas brasileira em fotos de newborn, crianças e famílias, a fotógrafa Simone Silvério, desvenda essas e outras dúvidas no livro Fotografia de bebês: paixão e técnica, da iPhoto Editora.

Em quase 200 páginas, Simone ensina em detalhes todo o fluxo e técnicas para fazer a composição, iluminação e enquadramento das fotos. Explica também como preparar o ensaio, como funciona a fisiologia dos bebês e como interagir com os pais e mantê-los tranquilos durante as sessões. O livro ainda dá instruções passo a passo para construir determinadas poses, sempre utilizando a iluminação natural como principal fonte de luz. Fundamental para fotógrafos, o livro também inspira pais que desejam clicar os filhos.

O melhor período para as fotos de recém-nascidos é entre 5 e 15 dias, explica Simone, pois os bebês dormem bastante e não sofrem com cólica. O estúdio é preparado para receber os pequenos modelos com som ambiente reproduzindo útero materno, a temperatura é controlada a 30 °C, iluminação sem flash, e principalmente tudo sempre muito higienizado.

O ensaio de newborn requer conhecimento não só da técnica fotográfica como também da anatomia e fisiologia do bebê. Simone Silvério, que também é presidente da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos), destaca o assunto na publicação. Da mesma forma, ela alerta que o profissional precisa conhecer os materiais que serão utilizados no ensaio para que as imagens sejam feitas com toda segurança.

Os primeiros fotógrafos a trabalharem com newborn no Brasil tiveram que buscar conhecimento no exterior, onde essa atividade já era difundida. Em 2010, quando ainda não se falava em fotografia de recém-nascidos no país, Simone Silvério realizou cursos no Canadá e nos Estados Unidos e teve aula com as irmãs Kelley Ryden e Tracy Raver, os principais nomes internacionais da área. Buscando referências entre as melhores, Simone introduziu a arte e virou referência no Brasil.

SERVIÇO

Lançamento do livro "Fotografia de bebês: paixão e técnica", de Simone Silvério
Data: 20 de janeiro de 2017, de 15h às 18h
Local: Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim - Av. Magalhães de Castro, 12.000, São Paulo
Publicado em: