sexta-feira, 5 de maio de 2017

O jornalismo visual e a luta pela liberdade de imprensa

maio 05, 2017 | por Resumo Fotográfico

Nesta semana, David Campbell, Diretor de Comunicações da World Press Photo Foundation esteve em Jacarta, na Indonésia, para fazer parte do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da UNESCO. Em artigo publicado no Witness ele discute sobre a situação da liberdade de imprensa no mundo, sobretudo em relação ao jornalismo visual.
Mapa da Liberdade de Imprensa no Mundo em 2017 (Repórteres sem Fronteiras)

"No México, 'É fácil matar um jornalista'" -  The New York Times

"A polícia obteve ilegalmente registros telefônicos de jornalistas sob o novo regime de retenção de metadados" -  The Sydney Morning Herald

"Donald Trump ataca mídia dos EUA na reunião de 100 dias na Pensilvânia" - BBC

Cada semana traz mais evidências de como a liberdade de imprensa está sendo corroída em todas as partes do mundo. Portanto, não é surpresa ler que as pesquisas deste ano sobre a liberdade de imprensa representam um panorama sombrio da situação global. "A liberdade dos media está sob ameaça agora mais do que nunca", de acordo com o Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2017 da Repórteres sem Fronteiras. Relatório da Freedom House declarou:
A liberdade de imprensa global caiu para seu ponto mais baixo em 13 anos em 2016, em meio a ameaças sem precedentes para jornalistas e meios de comunicação nas principais democracias e novos movimentos por estados autoritários para controlar a mídia, inclusive além de suas fronteiras.
A evidência das ameaças à liberdade de imprensa geralmente inclui o número de jornalistas mortos, presos e exilados. Desde 1992, o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) registrou 1.236 mortes confirmadas . São casos em que o CPJ está "razoavelmente certo de que um jornalista foi assassinado em represália direta por seu trabalho; Foi morto em fogo cruzado durante situações de combate; Ou foi morto enquanto realizava um trabalho perigoso, como cobertura de um protesto de rua. "Em 2016, o CPJ relatou que 259 jornalistas foram presos em todo o mundo e 452 jornalistas foram forçados ao exílio nos últimos seis anos. A geografia de perigo para os jornalistas inclui zonas de guerra como Síria, Iraque, Afeganistão e Líbia, bem como países que sofrem violência interna como México, Filipinas, Colômbia e Rússia.


A censura é outro indicador do declínio da liberdade de imprensa, e os governos e outros atores estão encontrando novas maneiras de promover a repressão , muitas das quais comprometem a necessidade de uma internet aberta. O CPJ analisa os países para determinar seu status usando uma série de benchmarks, incluindo:
  • A ausência de meios de comunicação privados ou independentes,
  • Bloqueio de sites,
  • Restrições à gravação e divulgação electrónicas,
  • Requisitos de licença para conduzir jornalismo,
  • Restrições aos movimentos de jornalistas,
  • Monitoramento de jornalistas pelas autoridades,
  • Interferências de transmissões estrangeiras e
  • Bloqueio de correspondentes estrangeiros.

A lista resultante dos 10 países mais censurados inclui Eritreia, Coréia do Norte, Arábia Saudita, Etiópia, Azerbaijão, Vietnã, Irã, China, Mianmar e Cuba.

Estes índices de morte, prisão, exílio e censura podem ser considerados como sugerindo que a queda da liberdade de imprensa é um problema apenas para o mundo não-ocidental. Mas como Reporters sem fronteiras deixa claro , este não é definitivamente o caso:
... as violações da liberdade de informar são cada vez menos prerrogativas de regimes autoritários e ditaduras. Uma vez tomado como certo, a liberdade de imprensa está a revelar-se cada vez mais frágil nas democracias também. Em declarações doentias, leis draconianas, conflitos de interesses, e até mesmo o uso da violência física, os governos democráticos estão pisoteando uma liberdade que deveria, em princípio, ser um de seus principais indicadores de desempenho.
Vemos isso na Austrália , com leis que permitem a interceptação dos metadados de comunicação dos jornalistas, no Reino Unido, onde novas leis de vigilância ameaçam fontes de jornalistas e denunciantes, e nos EUA, onde o chefe de Estado e seus partidários acreditam que a imprensa é "inimiga de as pessoas".

Onde estão os fotógrafos e jornalistas visuais neste quadro global?

Muitos foram mortos enquanto faziam seu trabalho. Mesmo entre a lista de vencedores da World Press Photo, o número perdido é trágico: Kyōichi Sawada (1936-1970), Larry Burrows (1926-1971), Michel Laurent (1946-1975),Andrei Soloviev (1953-1993), Ken Oosterbroek (1963-1994), Volker Kraemer(1943-1999), Tim Hetherington (1970-2011), Chris Hondros (1970-2011),Rémi Ochlik (1983-2012), Andrea Rocchelli (1983-2014) e Jeroen Oerlemans( 1970-2016).



Um número de fotógrafos também foram detidos sem uma boa razão por muito tempo. O barômetro do Repórteres Sem Fronteiras lista três fotógrafos presos no Bahrein, um na China e três no Egito. No Egito, o caso de Mahmoud Abu Zeid (também conhecido como Shawkan), preso desde agosto de 2013, é o mais conhecido.

Enquanto detenção a longo prazo é raro em democracias, ainda há casos significativos de jornalistas sendo ameaçadas, como as últimas Repórteres Sem Fronteiras relatório deixa claro:
  • Na Espanha, um fotógrafo de revistas foi multado em abril de 2016 por postar no Twitter uma foto de um policial prendendo uma mulher. A multa foi imposta pela Lei de Proteção da Segurança do Cidadão, cujo objetivo é proteger a imagem da polícia espanhola, restringir o direito de manifestação e limitar os direitos dos jornalistas de coletar e divulgar informações.
  • Na França, houve restrições à cobertura da mídia do desmantelamento do acampamento "Jungle" para refugiados em Calais. Vários fotógrafos e repórteres foram levados sob custódia da polícia enquanto faziam relatos sobre migrantes, tanto na fronteira italiana como na fronteira.
  • Durante os protestos de 2016 contra uma nova lei trabalhista na França, vídeos mostram que as pessoas filmando ou fotografando manifestações foram deliberadamente espancadas. Muitos repórteres disseram que suas braçadeiras de imprensa os transformaram em alvos em vez de protegê-los.

Como a luta pela liberdade de imprensa pode ser melhor perseguida?

A vigilância e a cobertura constantes das questões, especialmente nos nossos próprios países de residência e trabalho, é a primeira necessidade. Juntar e apoiar os grupos de defesa que trabalham nesta área - Artigo 19, CPJ, Freedom House, IFEX, Repórteres Sem Fronteiras e outros - é mais um passo. Também é importante trabalhar com a coalizão para a nomeação de um "protetor de jornalistas" com a posição de representante especial para o secretário-geral das Nações Unidas para a segurança dos jornalistas.

O jornalismo visual de qualidade ajuda a fornecer relatórios precisos e independentes. Relatórios precisos e independentes são o que distingue uma imprensa livre. E uma imprensa livre é o veículo que assegura a liberdade de expressão.

Traduzido e adaptado de: Witness | World Press Photo (via Medium)