quinta-feira, 11 de maio de 2017

Sesc Boulevard recebe a exposição "Efêmero", em Belém

maio 11, 2017 | por Resumo Fotográfico

Mostra fotográfica propõe uma discussão sobre o valor da vida diante do cotidiano de violência urbana que vivemos



Estreia neste sábado (13), no Sesc Boulevard, em Belém, a exposição "Efêmero", do repórter fotográfico Claudio Pinheiro. O fotojornalista divide com o público um olhar sensível sobre o cotidiano de violência na área metropolitana de Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba. A mostra é composta por fotos tiradas durante as coberturas jornalisticas realizadas para o Jornal O Liberal/Amazônia, as "rondas policiais" feitas nas madrugadas, entre 2010 e 2016.

A ação faz parte do Núcleo de Fotografia do Centro Cultural Sesc Boulevard (CCSB), pautadas no "Projeto Máquinas para Filosofar", referenciado na coleção de máquinas antigas em exposição permanente no 3° piso do CCSB. Esse acervo representa um rico manancial para investigações e leituras transversais que remontam à “descoberta” da câmera obscura até os dias atuais, abrangendo um universo técnico e imaginário que permeia a história da fotografia e inspira a realização de uma programação cultural e educativa, que vem sendo oferecida ao público anualmente.

A exposição contra com 16 fotografias, feitas em cenas de homicídio na Região Metropolitana de Belém. Para Claudio Pinheiro, retratar a morte e expor a perda de alguém de uma forma subjetiva é uma maneira de repensar a vida. "Esse projeto surgiu do acaso, do meu trabalho diário e de sugestões de colegas. Não quero despertar o terror em ninguém, mas sim mostrar como a vida é valiosa e como devemos passar mais tempo com nossas esposas, filhos, pais... Enfim, valorizar a vida, pois tudo acaba", disse o fotojornalista.

SERVIÇO

Exposição "Efêmero", de Claudio Pinheiro

Abertura: 13 de maio, às 10h
Local: Sesc Boulevard - Av. Boulevard Castilhos França, 522, Belém