quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Os casais modernistas de Carlotta Cardana

setembro 06, 2017 | por Gabriela Brina


"Modern Couples" é um projeto pessoal sobre casais que pertencem à cena Mod, uma subcultura que se originou na Grã-Bretanha no final dos anos cinquenta. Na época, os jovens começaram a se expressar através da roupa e da música, desafiando a moral da sociedade conservadora pós-guerra. A subcultura ainda está prosperando até os dias de hoje e a estética modética ainda é muito contrária à sociedade atual.

Apesar de terem sido seus estilos que chamaram a atenção da londrina Carlotta Cardana à primeira vista, o interesse da fotógrafa em desenvolver esse projeto vai bem além da aparência. A subcultura e todos os seus elementos - a moda, a música, as scooters, ... - apenas fornecem estrutura para esta série. Do ponto de vista de quem está de fora, a intenção é vislumbrar sua identidade além da "máscara" e retratá-los por quem eles são, e não pelo o que usam.

"Eu decidi me concentrar em casais porque estou fascinada pela forma como suas identidades se misturam para produzir algo maior do que a soma de suas partes. Dentro da formalidade exigida ao disparar uma câmera de formato médio, não me direciono aos casais pedindo que eles posem de certa forma, eu prefiro deixá-los assumir uma pose que seja natural para eles. Eu acredito que, nas sutilezas de suas posturas, muito se revela sobre si mesmos - como indivíduos e como casais. Também estou interessada na relação entre uma pessoa e seu ambiente. Então, tirei o planejamento elaborado da equação ao fazer essas fotos: os casais escolheram o que vestir e onde serem fotografados. O mundo retratado nas fotos é inteiramente o mundo que eles criaram para si próprios."











Fonte: LuganoPhotoDays