sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Série fotográfica discute a identidade de gênero

outubro 20, 2017 | por Gabriela Brina

Criada pelo fotógrafo e diretor de arte brasileiro Thiago Antonucci, a série "#Gênero", feita toda em preto e branco, foi publicada em 2015 e tem como ponto principal desenvolver uma sensível reflexão sobre a questão dos gêneros. O projeto visa expressar sobre a possibilidade de quebrar normas de gênero que nos limitam ao que nossos genitais informam: vagina - mulher, emoção, maternidade, procriação, heterossexualidade; pênis - homem, racionalidade, paternidade, procriação, heterossexualidade.

A reflexão sobre gênero proposta pela série não se restringe à biologia dos corpos, mas a transcende e questiona como somos socializados e como realizamos nossas práticas do dia a dia para se adequar ao gênero com o qual identificamos. Nas fotografias, seios e pênis estão presentes nos mesmos corpos. O exercício do fotógrafo é reformular a ideia de gênero além da identificação. O foco do ensaio são os cenários de opressão/exploração/exclusão nos quais a nossa sociedade representa às pessoas transgêneros, gays, lésbicas, bissexuais e toda a nossa sexualidade e diversidade de gênero.

"Eu poderia dizer que o cenário fotografado é democrático. Pessoas concretas podem expressar-se livremente através de seus corpos, além dos discursos e expectativas criados em torno de seus órgãos genitais. O que significa, em sua essência, ser um homem, e o que significa ser uma mulher? O que significa ser heterossexual, bissexual ou homossexual? É possível questionar, além das categorias homem e mulher, as idéias de 'ser' e 'pertencer'?"