quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

As câmeras artesanais dos irmãos Halilovič

janeiro 17, 2018 | por Gabriela Brina


Em meio à era digital, câmeras artesanais que usam filme vêm ganhando cada vez mais espaço. Fabricada em uma oficina no lado ensolarado dos Alpes na Eslovênia, a ONDU é uma delas. Inicialmente lançada na plataforma de financiamento Kickstarter em 2013, a marca de câmeras artesanais criada pelos irmãos Elvis e Benis Halilovič retornou com uma câmera pinhole ainda mais durável em 2015, após o grande sucesso obtido na primeira versão.

A nova versão da câmera, ONDU Mark II, foi feita com madeira nogueira e madeira de bordo para criar um design mais escuro que durará sem colecionar manchas ou arranhões. A câmera também possui juntas de madeira melhoradas, 14 ímãs para sustentar melhor a placa traseira no lugar, linhas de campo de visões gravadas a laser na parte superior da câmera, uma lâmpada de nivelamento para panoramas, um pino de parada para estabilizar o obturador para exposições mais claras e um indicador de direção do enrolamento do filme.

O ONDU Mk II vem em uma variedade de tamanhos e distâncias focais, incluindo filme de 35mm, 120mm, 4x5, 5x7 e até 8x10.  Todas as câmeras são revestidas com óleos naturais e cera de abelha para proteção extra, além de possuir também uma mala de transporte. Os produtos, que são feitos à mão, apresentam um tipo especial de sensação. Combinados com materiais naturais, é fácil de sentir todo a atenção e o trabalho investido em cada uma das câmeras fabricadas.
“O foco é no design, facilidade de uso, sustentabilidade e artesanato de alta qualidade em cada etapa do processo. Nossos produtos são feitos usando técnicas de fabricação tradicionais e modernas, com a maioria dos trabalhos ainda realizados por artesãos especializados. O produto final é um ponto culminante de anos de experiência garantindo qualidade geral. Terminamos cada produto à mão todos os detalhes, e nos orgulhamos do que fazemos.”