quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Getty Images revela as tendências visuais de 2018

janeiro 18, 2018 | por Resumo Fotográfico

Image Source/Getty Images

As marcas e os meios de comunicação vão redefinir a masculinidade moderna neste ano, é o que apontam as tendências visuais 2018 da Getty Images, divulgadas nesta quarta-feira (17). “Masculinidade desfeita” é um dos três conceitos que vão dominar a comunicação neste ano, ao lado de “segundo renascimento” e “realismo conceitual”.

Baseada na pesquisa criativa dos especialistas visuais e nos dados de busca e imagem - um bilhão de buscas feitas por clientes e 400 milhões de downloads em seu site a cada ano -, a previsão visual inovadora da Getty Images estabelece tendências macro e micro para este ano e atua como um guia para a mídia, anunciantes, marcas e empresas, refletindo as mudanças no mundo.

Pioneira na previsão das tendências, com as quais trabalha há mais de 20 anos, a Getty Images listou termos que já anteciparam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagem e muito mais.

As tendências visuais de 2018 em detalhes:

Masculinidade desfeita: Embora os anos anteriores tenham sido devidamente utilizados para abordar o retrato das mulheres na publicidade e na mídia, há uma crescente consciência de que os estereótipos para representar homens também estão extremamente desatualizados. Os dados da Getty Images mostram um aumento de 53% nas buscas de clientes para o termo “pais homossexuais”. Já “meditação do homem” cresceu 126%, enquanto que “pai solteiro” teve um salto de 60% nas pesquisas.

Segundo renascimento: Com milhões de pessoas agora carregando lentes de alta qualidade em seus bolsos todos os dias, fotografar é mais fácil do que nunca. Em resposta, os fotógrafos estão se voltando para a história da arte para criar imagens que promovam a ideia de registros mais elaborados, procurando por narrativas visuais mais positiva e culturalmente ricas por meio da subversão de técnicas de arte clássicas. A demanda por esse estilo de trabalho está crescendo: pesquisas por “luxury abstract” tiveram alta de 186%, enquanto que o termo “vintage portrait” cresceu 94%.

Realismo conceitual: O surgimento das mídias sociais tem visto um aumento significativo na demanda por imagens mais reais e autênticas. Mas, em uma tendência nascida nos mundos da arte e da moda, os fotógrafos começam a criar mais imagens conceituais executadas em um estilo realista. O alcance e a identificação são componentes importantes para se conectar com o consumidor de hoje. Pesquisas para “conceito inesperado” aumentaram 116%, enquanto as de “realidade” registraram um salto de 176%.

Bentom Wyemji/EyeEm/Getty Images

Problemas globais destacados nos dados de pesquisa de imagens

Buscas por “diversidade e inclusão” - termos que transcendem a “masculinidade desfeita” e “segundo renascimento” - apresentam um aumento impressionante de 917%. Já “LGBTQ” cresceu 809%. As marcas e as empresas também estão reconhecendo a necessidade de uma melhor representação visual de nossas diversas comunidades com buscas por “família multiétnica”, alta acima de 385%, e “diversidade cultural”, com 252%.

Mais preocupante, pesquisas de imagens que retratam estresse e ansiedade - especialmente em homens - viram um aumento significativo. “Suicídio adolescente” aumentou 429%, “estresse emocional” 263% e “abuso emocional” 110%. Já “homem estressado” cresceu 105%, “depressão homem” 31% e “homem preocupado” 100%.

Os dados de pesquisa também sugerem um foco global crescente no bem-estar mental, com buscas para “saúde mental” com alta de 174% e “conscientização em saúde mental” com 258%.

“Quando as imagens estão em todo lugar, às vezes, é fácil esquecer como elas podem realmente nos mover de forma emocional e psicológica e como podem expandir os limites do nosso mundo. É animador, então, que as tendências visuais que antecipamos sejam importantes para marcas e empresas em 2018 e contemplem uma sensação de otimismo: uma visão de mudança, de novos heróis e uma criatividade implacável”, afirmou Andy Saunders, Vice-presidente Sênior de Conteúdo Criativo da Getty Images.

As tendências visuais da Getty Images para 2018 foram lançadas como parte do guia criativo Creative In Focus. Juntamente com uma análise mais aprofundada das tendências visuais, a publicação apresenta um mergulho profundo em dados de busca de regiões ao redor do mundo.

O Creative In Focus também destaca os talentosos criadores de imagens em todo o mundo e apresenta ensaios que analisam a forma como as imagens e as tendências visuais anteriores evoluíram ao longo do tempo. Acesse no link http://visualtrends.gettyimages.com.