terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Fotógrafa registra a luta de uma mãe contra o câncer do filho

fevereiro 06, 2018 | por Gabriela Brina

Realizada pela fotojornalista Renée C. Byer em parceria com a "American Childhood Cancer Organization" (ACCO), a série vencedora do Prêmio Pulitzer "A Mother's Journey" é um retrato íntimo da luta emocional e financeira de uma mãe solteira e seu filho contra o neuroblastoma, uma forma rara de câncer infantil. "Quando bem feito", diz Byer, "o fotojornalismo é uma ferramenta poderosa, porque conecta as pessoas com a realidade e pode trazer compreensão e conscientização para questões importantes."

Ao longo de meses consecutivos, o projeto foi realizado como uma crônica da história de Cyndie French, de sua própria perspectiva sobre a vida e o falecimento de seu filho Derek Madsen. Nesta série de várias partes, foi oferecida uma visão abrangente sobre o que é a vida familiar durante o tratamento de um caso agressivo e terminal de câncer infantil. A história de Cyndie inclui as consequências financeiras de um diagnóstico de câncer, o desafio de cuidar dos irmãos e a manutenção de uma estrutura familiar, a dificuldade de ajudar o filho a lidar com estadias hospitalares e protocolos de tratamento, e as discussões e decisões que devem ser enfrentadas quando o tratamento falha.

O objetivo de Cyndie ao compartilhar sua história exclusivamente com a ACCO é aumentar a conscientização sobre as devastadoras consequências de um diagnóstico de câncer infantil na família. É fácil discutir a necessidade de uma maior pesquisa para encontrar uma cura para o câncer de infância, mas pode ser difícil enfrentar as sombrias realidades que as famílias passam - fisicamente, emocionalmente e financeiramente - após o diagnóstico. O desejo de Cyndie é iluminar esses problemas, com a esperança de que trazer essa luz também traga uma solução: mais apoio financeiro e emocional para as famílias que lidam com um diagnóstico de câncer.














Fontes: Suny Press, ACCO,