segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Fotógrafa retrata imigrantes africanos vivendo na Europa

fevereiro 05, 2018 | por Gabriela Brina


Criada pela fotógrafa holandesa Dagmar van Weeghel, "Diaspora" é uma série de retratos que se inspira na importância dos moradores africanos na Europa ao longo da história e no presente. A série foi baseada nas experiências de seu marido zimbabuense, que se mudou para a Europa há cerca de nove anos.

Ao longo do projeto, os retratos apresentam dignidade, força e beleza que acabam servindo como lembretes. O trabalho faz referência à arte do movimento orientalista e é inspirado nas pinturas aquáticas de Josep Tapiro Baro em Tânger, Marrocos. Durante séculos, o Ocidente sempre olhou para a África com uma lente que distorce a realidade do povo do continente e sua história.

Com o aumento atual de imigrantes no Ocidente, essas noções e estereótipos preconcebidos muitas vezes permanecem e são alimentados por falta de conhecimento e medo do desconhecido. Uma parte importante da história europeia que foi influenciada e construída pelos africanos, foi alterada, apagada e esquecida pelo oeste nos últimos séculos.

Ao oferecer outra perspectiva, Weeghel espera inspirar as pessoas a aprender mais sobre essa história compartilhada e, finalmente, deseja mudar a forma como as pessoas vêem o mundo e entre as pessoas. Os retratos da série apresentam o uso de peças antigas e tradicionais misturadas com panos contemporâneos.

Yesni

Yesni nasceu na Etiópia e depois foi adotado por pais holandeses. Ela tem 26 anos de idade. Seu nome significa 'uma em milhares'. Yesni é ativista, artista e produtora. Ela ama música e moda.

Penda

Esse é um retrato de Penda Mbaye, 18 anos. Penda chegou à Europa há oito anos junto com sua irmã. Ela e sua irmã se reuniram com a mãe na Bélgica após terem sido separadas por 5 anos. Penda veio da Guiné Conakry. Ela agora estuda na Bélgica e adora moda e culinária. Seu sonho é viajar pelo mundo.

Chaila

Esse é um retrato de Chaila. Ela tem 23 anos. Mudou-se da Guiné Equatorial para a Europa sozinha cinco anos atrás. Sua juventude foi muito difícil. Mover-se para o oeste foi uma decisão valente, mas agora ela está entusiasmada com o seu futuro. Chaila estuda e trabalha como modelona Bélgica. Ela adora cozinhar, dançar e cantar e sonha em se tornar famosa.

Adam

Esse é um retrato de Adam, ele tem 38 anos, pai de dois. Adam mudou-se para a Europa vindo do Zimbabwe há oito anos. Toda a sua família ainda está no sul da África. Ele trabalha em finanças corporativas na Holanda. Adora música e viagens.

Muna

Esse é um retrato de Muna. Ela tem 18 anos e nasceu na Somália. Ela veio à Europa há 8 anos junto com a mãe e a irmã. Ela agora estuda, adora moda e sair com seus amigos.

Ninho

Esse é um retrato de Ninho. Ele tem 29 anos. Mudou-se para a Europa vindo da Angola há 10 anos. Sua família ainda se encontra em seu país. Ele trabalha no negócio de entretenimento na Holanda e adora música e esportes.

Fonte: Bored Panda