sexta-feira, 16 de março de 2018

Marly Porto lança livro sobre o fotógrafo Eduardo Salvatore

março 16, 2018 | por Resumo Fotográfico


Neste sábado (17), de 11h às 13h, a Unibes Cultural recebe o lançamento do livro "Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista", de Marly Porto. O projeto foi contemplado em 2016 pelo edital ProAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O lançamento, será seguido de uma palestra com a autora sobre o tema.

O livro é ilustrado com fotografias produzidas por Eduardo Salvatore (1914-2006) entre 1942 e 1959. Esse recorte temporal teve como ponto de partida a realização do 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica, que pouco depois passou a ser internacional, e estendeu-se até o fim da década de 1950, quando o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), começou a perder o espaço que havia conquistado junto ao circuito de arte.

A eleição de Eduardo Salvatore, um dos fundadores do FCCB, para o cargo de presidente da associação, em 1943 marcou o início do desenvolvimento do Clube e trouxe as consequências decorrentes da sua expansão. Foi responsável pela organização da 1ª Convenção Brasileira de Arte Fotográfica realizada em dezembro de 1950, que resulta, anos depois, na fundação da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema, que reunia os fotoclubes do país.

"Composição em V", s/d

Salvatore era ainda membro frequente dos júris dos salões de arte fotográfica, promovia palestras, orientava seminários internos, participava de excursões fotográficas, recepcionava amadores de outros estados e países, colaborava com as revistas especializadas da época, de forma que sua trajetória pessoal se incorpora à história do Bandeirante.

No entanto, não há até o momento trabalhos que tratem da contribuição de Salvatore para a expansão do FCCB e para a formação do movimento fotoclubista nacional. Essa lacuna justifica a escolha do tema desta publicação que tem por objetivo narrar essa história adotando como fio condutor as conquistas do Clube e sua repercussão. Salvatore foi presidente do FCCB até 1990.

Sobre a autora

Marly Porto (SP, 1958) é autora da dissertação “Confrontos e paralelos: O Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo (1942 -1959” entregue ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (USP), em 2018 e bacharel pelo curso Arte: História, Crítica e Curadoria (PUC). Como palestrante, participou da conferência organizada pelo Museum of Modern Art (MoMA), em maio de 2017, apresentando o painel “The Salons of Foto Cine Clube Bandeirante (1942 - 60): A Venue for the Promotion, Sharing and Update of Photography by National and International Photo Clubs”. Atua no mercado cultural há 20 anos, através da sua empresa, Porto de Cultura, sendo responsável pela curadoria e organização de exposições, publicações editoriais, eventos e seminários sobre artes visuais.

"A mesa", 1958

SERVIÇO

Lançamento do livro "Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista"
Data: 17 de março de 2018, de 11h às 13h
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500, São Paulo/SP
Informações: (11) 3065-4333
Publicado em: