quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ateliê da Imagem recebe a exposição “O instante mais longo”

abril 12, 2018 | por Resumo Fotográfico


A galeria do Ateliê da Imagem inaugura nesta sexta-feira (13) a exposição "O instante mais longo", da artista Monica Mansur com obras realizadas em pinhole - imagens obtidas em dispositivos que não utilizam lentes. Essas imagens são registradas em material sensibilizado pela luz, como papel fotográfico ou filme.

Diferente do congelar do instante fotográfico, a câmera captura o exato mais que o instante, aquele instante que é mais longo, o construído pela imagem captada e prolongado no movimento de ir e vir do fotógrafo sujeito. O pinhole captura a imagem inerte, um lampejo, o não movimento, um tipo de ”para sempre”.

O material da mostra:

Cada um dos filmes recebe aproximadamente entre 85 e 80cm x 6cm de imagem original em negativo, posteriormente ampliadas, em tamanhos variados e instaladas de formas diferentes - dispostas em sinuosas superfícies, como um labirinto, em carretéis que desenrolam no seu comprimento, material para vídeos que são quase cinema – se mostram ou se ocultam, da mesma maneira que a paisagem se descortina perante o olhar e a câmera da artista.

QUERO FALAR DO QUE ESTÁ E DO QUE NÃO ESTÁ...

Paisagem inventada e infinita, ela é construída pelo ir e vir, pelo passado/presente da presença da luz: resultam faixas de imagem que sugerem um horizonte não linear. O estudo da linearidade – construção deste novo horizonte, imaginário – é feito pelo movimento do olhar e do passear do fotógrafo – ecoa nele como um dos observadores da paisagem, juntamente ao espectador, o caçador das narrativas.

A imagem através do pinhole é quase a captura de um não instante, pois não congela o movimento: não há movimento capturável pelo buraco da agulha, a velocidade necessária é lenta e movimentos são impossíveis.


SERVIÇO

Exposição "O instante mais longo" de Monica Mansur
Abertura: dia 13 de abril, 19h
Visitação: até dia 17 de junho de 2018
Horário: de segunda a sexta-feira de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 17h
Entrada: gratuita (censura livre)
Local: Ateliê da Imagem Espaço Cultural – Av. Pasteur, 453, Urca, Rio de Janeiro/RJ
Informações: (21) 2244-5660 | info@ateliedaimagem.com.br