sexta-feira, 15 de junho de 2018

Exposição “Curitown” destaca a cultura do skate em Curitiba

junho 15, 2018 | por Resumo Fotográfico


A Máquina de Escrever Editora e Produção Cultural apresenta, a partir deste sábado, 16 de junho, a exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba”, no Museu Municipal de Arte de Curitiba. A mostra reúne ilustrações, fotos e vídeos sobre as marcas, competições, nomes de destaque e pioneiros na capital paranaense. Todo esse universo cultural será mostrado, trazendo para os skatistas e para um público amplo a cultura do skate curitibano, um dos mais tradicionais do Brasil.

A mostra é composta por uma linha do tempo na qual se destacam os principais acontecimentos das décadas de 1970 a de 2000; um documentário sobre a cultura do skate de Curitiba a partir dos depoimentos de skatistas pioneiros chegando até os campeões mundiais; obras de skatistas que desenvolvem trabalho nas artes visuais e fotografias de skatistas que se especializaram nesta vertente. O público visitador poderá conferir também a diversidade de rodinhas, shapes, revistas, livros, skates antigos, roupas e objetos feitos a partir da reciclagem de componentes do skate.

Junto com a prática do andar de skate - que envolve o cotidiano nos “picos”, nas pistas tradicionais e nas espalhadas pelos bairros - temos o registro do andar de skate através da fotografia e do vídeo, realizado pelos próprios skatistas, que mostram uma outra faceta desta cultura. Ao longo do período da exposição ocorrerá sessões de skate com a demonstração de performance de alguns dos skatistas entrevistados, e oficinas gratuitas de fotografia e vídeo para skate ministradas pelos skatistas Castro Pizzano, Felipe Oliver Arnoso e Matheus Reinhardt Luz.

Com pesquisa e curadoria de Victor Augustus Graciotto Silva, direção de fotografia de Eli Firmeza, e produção de Rebeca Gavião Pinheiro, a exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba” conta com o patrocínio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná e Caixa Econômica Federal e foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SERVIÇO

Exposição “Curitown – a cultura do skate em Curitiba”
Data: de 16 de junho a 20 de agosto de 2018
Horário: de terça a domingo de 10h às 19h
Local: Museu Municipal de Arte de Curitiba – Av. Rep. Argentina, 3.432, Curitiba/PR