segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Face Gabinete de Arte exibe mostra de Carlos Fadon Vicente

agosto 27, 2018 | por Resumo Fotográfico


Segue em cartaz na Face Gabinete de Arte a exposição fotográfica “Avenida Paulista e Norturnos”, do artista Carlos Fadon Vicente, que apresenta a justaposição de dois ensaios de longo curso, composta por 26 fotografias em preto e branco, construídos a partir da paisagem urbana paulistana, e traduzida em silenciosas imagens. A mostra fica em cartaz até 15 de setembro de 2018.

“Avenida Paulista” (1983-2015) versa sobre as mutações observadas numa artéria símbolo da metrópole. Tem por substrato temático as sucessivas alterações espaciais e os múltiplos matizes de ocupação, tornada um quase cenário verticalizado e pleno de passantes anônimos. Sua poética gravita em torno das cicatrizes e dos marcos estabelecidos por essas transformações.

“Noturnos” (1987-2013) explora a ligação fotografia e teatro, anunciada na partilha de termos e conceitos, e salienta o artifício cênico de induzir distanciamento e envolvimento. A estética fantasmagórica trilha o sutil estranhamento que a noite empresta ao ambiente citadino. O tempo fica em suspenso, instaurando uma rarefação que lembra o palco antes de abrirem-se as cortinas.

“Fadon vê o mundo através da sua câmara, e disciplina-se no ato de registá-lo metódica e sensivelmente. A junção de mundos diferentes numa mesma imagem é um dos eixos das suas explorações (Refletir, 1975-79). Ao mesmo tempo, considera as possibilidades de reter as imagens da TV, imagens já produzidas pela indústria cultural, já contendo em si construções próprias: as séries e filmes, a publicidade e outras imagens difundidas naquele momento (TVe, 1975). Fadon percebe nessas duas vertentes uma raiz comum em termos criativos: o conhecimento que o autor incorpora da colagem e da montagem e a influência dos ensinamentos da Bauhaus e das vanguardas artísticas do período entre guerras do século XX”, diz o fotógrafo e historiador Boris Kossoy, em catálogo da mostra “Cenários: de duetos e diários”, realizada no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, Portugal.

SERVIÇO

Exposição “Avenida Paulista e Norturnos” de Carlos Fadon Vicente
Data: até 15 de setembro de 2018
Horário: de terça a sexta-feira de 11h às 19h e aos sábados de 11h às 15h
Local: Face Gabinete de Arte - Rua Cunha Gago, 208, Pinheiros, São Paulo/SP
Informações: (11) 3813-7330 | facegabinetedearte.com