sexta-feira, 5 de outubro de 2018

O dancehall jamaicano dos anos 80 nas fotos de Beth Lesser

outubro 05, 2018 | por Gabriela Brina

Se a sua única referência para o reggae e a cultura jamaicana são o Bob Marley e ou Snoop Lion, prepare-se para aprender alguma coisa. O artista que nos trouxe a "Redemption Song" foi apenas uma parte de uma longa progressão de gêneros e estilos musicais. Originário do ska e do rocksteady na década de 60, o reggae deu origem a gêneros mais progressistas e populistas como dub, dancehall e ragga durante os anos 70 e 80.

Emergindo paralelamente ao hip hop na América e ao EDM na Europa, o dancehall jamaicano foi possível graças à introdução de tecnologias de produção de áudio digital no início dos anos 80. No centro dessa transição estavam os salões de dança da Kingston, onde sistemas de som portáteis - equipes de DJs, MCs e engenheiros - distribuíam músicas locais populares para as massas desde os anos 40. Se o reggae de Marley tinha uma visão universalista das coisas, o dancehall seria um retorno aos temas locais mais prementes para a juventude de Kingston: sexo e festas.

A fotógrafa canadense Beth Lesser teve seu primeiro encontro com o reggae no final dos anos 70 em Toronto e, viajando para a Jamaica alguns anos depois, ela se apaixonou pelas vistas e sons de Kingston a tempo de testemunhar a transição da cena do reggae para o dancehall.
"Eu acho que os anos 80 são mais importantes, em retrospectiva, quando o tempo do reggae e hip hop começou a decolar. O reggae começou a ser aceito pelos afro-americanos urbanos e os jamaicanos começaram a ouvir algo no hip hop que conversava com eles. Então a coisa digital aconteceu e a conversa continuou no que ouvimos hoje"


Na década seguinte, Lesser e seu parceiro - o DJ David Kingston - fizeram viagens contínuas a Kingston e à outra meca do dancehall, Nova York, para coletar discos e documentar os pioneiros da cena. Eles publicaram o Reggae Quarterly e até se casaram em uma festa do dancehall organizada por Sugar Minott em 1986.

Suas fotos documentam exaustivamente a música e seus praticantes. Mas eles também transmitem a sensação de estar no centro da energia criativa de Kingston, à beira de um movimento artístico que logo se espalharia globalmente. É um raro momento para uma pessoa de fora - ainda mais raro para suas lentes - encontrar tamanha ternura e intimidade com os sujeitos aos quais ela claramente tinha uma conexão real. Mais do que música e moda, o trabalho de Lesser nos apresenta personalidades desconhecidas que, de outra forma, teríamos perdido completamente.


Fonte: Timeline