terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Diretor de festival de fotografia é bloqueado no Facebook por postar fotos de manequins nus

fevereiro 05, 2019 | por Resumo Fotográfico

Pereira Lopes

O fotógrafo Pereira Lopes, diretor do iNstantes - Festival Internacional de Fotografia de Avintes, teve sua página do Facebook bloqueada após postar fotos da montagem da exposição “A vida efêmera”, da artista Tere Díaz Charlín, na última sexta-feira (1), por supostamente violar as regras da rede.

O bloqueio de usuários pelo Facebook em virtude de nudez tem sido algo comum. O curioso, no entanto, é que as imagens que levaram ao bloqueio de Lopes mostram a nudez de manequins. “Sinceramente isto é surreal. Não tenho palavras!”, desabafou Tere em seu perfil no Facebook.
“O manequim feminino representa, no meu discurso fotográfico, uma simbologia da Eva, da historia bíblica, mulher pecadora. Penso que alguém denunciou essas imagens de nus feminino”, disse Tere ao Resumo Fotográfico.
Lopes estava promovendo as montagens das diferentes exposições da sexta edição do festival, que teve início no dia 1 de fevereiro e segue até 3 de março. Segundo Tere, foi pedida uma revisão para o Facebook, mas a resposta foi de que a imagem “desrespeita as normas comunitárias da rede”.