terça-feira, 18 de junho de 2019

Ouro Preto recebe a exposição “Fragmentos do Cotidiano”

junho 18, 2019 | por Resumo Fotográfico

Thais Andressa

Segue em cartaz, no Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto, a mostra “Fragmentos do Cotidiano”, da fotógrafa mineira Thais Andressa, que registrou a arquitetura e os transeuntes da cidade histórica de São João del-Rei, a partir de reflexos formados em poças d’água.

Tudo começou em 2016, com o intuito de valorizar o patrimônio histórico, além de ter um olhar mais contemplativo e poético sobre a paisagem urbana. “É preciso pois, desacelerar os passos e dedicar mais tempo ao exercício da contemplação, fazendo com que o olhar recupere a paisagem. A partir da técnica dos reflexos, encontrei um estilo e uma forma de explorar a criatividade que a arte possibilita”, explica a fotógrafa.

A série fotográfica já foi exposta em espaços como o Centro Cultural Sesi Minas Yves Alves, em Tiradentes, no Museu Regional de São João del-Rei, e no Centro de Cultura da UFLA, em Lavras. Para a realização da mostra em Ouro Preto, a fotógrafa fez uma campanha de financiamento coletivo. A exposição conta com a curadoria do fotógrafo Marcius Barcelos e com texto de apresentação da jornalista Deborah Vieira.

Thais está finalizando o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atuou na cobertura do Inverno Cultural da UFSJ nos anos de 2017 e 2018, realizou iniciação científica com temática “Fotógrafas nas linhas de frente-reflexões sobre o gênero na fotografia de guerra”, sob orientação da professora Kátia Lombardi; além de obter destaque em alguns concursos fotográficos.

De acordo com Thais Andressa: “a fotografia me apontou um caminho, me mostrou uma nova maneira de ver e encarar o mundo. Quero me dedicar cada vez mais e continuar acreditando no poder transformador da arte em nossas vidas”, conclui.

Para conhecer mais sobre o trabalho da fotógrafa acesse seu Instagram.

SERVIÇO

Exposição “Fragmentos do Cotidiano”, de Thais Andressa
Data: até 30 de junho de 2019
Horário: de segunda a domingo, de 9h às 19h
Local: Centro Cultural Sesi Minas Ouro Preto - Praça Tiradentes, 4, Ouro Preto/MG
Informações: (31) 3551-5220 | www7.fiemg.com.br/sesi/centro-de-cultura/ouro-preto