quarta-feira, 2 de outubro de 2019

As redes sociais transformaram a fotografia em competição?

outubro 02, 2019 | por Resumo Fotográfico


Ser fotógrafo costumava ser bem simples. Você tinha uma câmera, tinha um assunto que gostava de fotografar e costumava sair com sua câmera e fotografar o assunto de que gostava. E, além de talvez mostrar a impressão ocasional no fotoclube local para um grupo de trágicos afins - que provavelmente é o mais longe possível.

Então a mídia social chegou e, como em tantos aspectos dessa moderna vida conectada, tudo mudou. Em artigo para o site DIYPhotography, o fotógrafo de paisagem Andy Hutchinson levanta algumas questões sobre a pratica fotográfica nessa nova era tecnológica.

O golpe de dopamina de um “like”

A maioria das pessoas gosta de mostrar seu trabalho duro. Somos encorajados a fazê-lo desde cedo. Desde o jardim de infância, quando nossas pinturas ficavam penduradas na parede e admiradas em reuniões de pais/professores de fim de período até o ensino médio, onde somos avaliados por nossas examinadoras sobre nossas habilidades artísticas; é um clima de produzir e ser elogiado. Então, enquanto (coisa boa) somos ensinados desde cedo a criar arte, ela fica amarrada (coisa ruim) com a necessidade de elogios e adulação.

Então, é claro, era natural que um sistema baseado inteiramente na popularidade manufaturada se encaixasse perfeitamente em nossa necessidade covarde de ser elogiado por nossos esforços artísticos. Desde o começo, era óbvio que a mídia social estava distorcendo o que significava criar. Desde os primórdios do MySpace, passando pela perturbação sísmica que foi o Facebook, até o gigante que é o Instagram - a fotografia mudou de passatempo perseguido por geeks educados com fetiches por bolsas e tripés para uma competição global por afeição virtual sem data para acabar.

Antes podíamos dar um tapinha nas costas por uma foto particularmente legal e talvez ter uma cópia feita para a parede da sala de estar, agora nos encontramos no encalço de uma audiência mundial de críticos devoradores de conteúdo. Mesmo o fotógrafo mais introvertido seria um mentiroso descarado se dissesse que não gostaria de ter cidadãos aleatórios da internet elogiando suas fotografias. Desfrutar de elogios por nossos esforços fotográficos é como mijar no chuveiro - há aqueles que admitem isso e há mentirosos. Podemos nos enganar dizendo que carregamos para a mídia social apenas para divulgar nosso trabalho e talvez ganhar alguns dólares com nossas imagens, mas sinceramente para todos, menos um por cento, é sobre aquele hit de dopamina de um 'like'. Todo mundo quer ser amado.

Tirando toda a diversão

Eu sou um fotógrafo de paisagens. Eu me interessei em outras áreas, como a fotografia da vida selvagem e a fotografia de rua, mas, na verdade, para mim, trata-se de preservar frações de segundo na natureza. Seja a forma como um nascer do sol dourado ilumina e muda a vista, ou a beleza acidentada de uma queda d'água ou, sim, uma árvore solitária clichê em uma encosta clichê - para mim é sobre ver e capturar e preservar esse momento.

O que eu notei, no entanto, é que, embora eu ainda goste de captar esses momentos de grandeza, os assuntos que fotografo foram sutilmente alterados com o tempo pelas reações que recebo nessas fotos online. Se eu tirar uma fotografia de uma cena em particular e ela conseguir um número decente de likes e compartilhamentos e comentários - então, é claro, eu vou estar mais inclinado (mesmo que seja subconsciente) a tirar fotos semelhantes. Todo mundo quer ser amado e todo mundo quer que sua arte seja apreciada e então, quando você bate em uma fórmula vencedora, você fica bem com ela. Ai de você se uma de suas fotografias se tornar viral porque você estará perseguindo aquela explosão de carma social por anos. Dê uma olhada nos feeds de fotógrafos de sucesso do Instagram e você notará que todas as suas fotografias têm um estilo muito reconhecível, tais como tons high-key ou pastel. A pergunta que você precisa fazer a si mesmo é se eles persistem com esse estilo porque gostam ou porque lhes dá gostos - um resultado é verdadeiro e tem valor e o outro é triste.

Quer estejamos conscientes disso ou não, no momento em que começamos a carregar nossa fotografia e compartilhá-la publicamente, estamos abandonando a pura busca de um hobby ou artesanato e entrando em uma competição global por amor na Internet e pontos de internet (sem sentido). A questão é: nós sugamos, fazemos upload de nossas imagens e nos deleitamos com a natureza suja e podre de tudo, ou nós, como alguns da milênio Vivian Maiers, apenas produzimos uma grande quantidade de trabalho para ser esquecidos para sempre ou descobertos e celebrados? quando estamos mortos e enterrados?

Horsehead Rock é sempre uma aposta segura para números de engajamento sólidos no Insta. O fato de ser um local incrível às vezes parece secundário a esse fato.


Repetir, repetir, repetir

Há ecos da globalização do comércio em toda a fotografia moderna. Assim como a rua principal de todas as cidades tem os mesmos nomes globalmente reconhecíveis, uma homogeneidade rastejante tomou conta das imagens que estamos produzindo. Em seu nível mais óbvio, isso é evidenciado pelos locais do Instafamous que aparecem de novo e de novo em nossos cronogramas de mídia social. Você pode nunca ter ido a Horseshoe Bend, Torres Del Paine, Trolltunga, Machu Picchu ou Gullfoss - mas eu aposto que você sabe os nomes e também aposto que todos esses cinco locais apareceram em seu feed no Instagram várias vezes esta semana. Esses lugares são bem pontuados nos algoritmos do Instagram e do Facebook, e as fotos deles chegam ao topo com mais frequência do que fotografias de lugares menos óbvios.

Não são apenas os locais descritos pelos fotógrafos que compartilham suas imagens nas mídias sociais, é o estilo, a composição, o enquadramento, a paleta de cores e o pós-processamento. A aparência onipresente de laranja e verde-azulado é usada por muitos fotógrafos para suas postagens de mídia social. Começou a vida na indústria cinematográfica há mais de uma década, mas foi pego por fotógrafos e aplicado a filmes fixos e de viagem. Hoje em dia é absolutamente em todos os lugares e eu tenho crescido a não gostar dele - especialmente quando é usado para criar uma imagem tão filtrada que parece uma impressão na parede de um edifício irradiado em Chernobyl. Mas essas imagens se saem bem e recebem muitos elogios dos comentaristas e, é claro, acumulam esses gostos, amores e votos positivos, então talvez seja só eu.

Fotografia como mercadoria

Muddying as águas da comunidade fotográfica global são os milhões de empresas que procuram fazer moeda a partir dele. Quer estejam promovendo acomodações de hóspedes e tentando atrair visitantes para ficar com eles, ou empresas de tripés lançando suas mercadorias para fotógrafos obcecados por equipamentos, as empresas têm visado fotógrafos há anos.

Até agora você provavelmente já viu as designações oficiais nos fotógrafos do Instagram. 'Canon Master', 'Team PolarPro', 'Team GoPro' todos designam que o fotógrafo em questão recebeu o selo de aprovação de uma empresa e obtém os ganhos gratuitos. Quem não quer graça grátis? Todo mundo quer ganhos grátis. Portanto, a competição está entre os influenciadores, os viajantes e o exército de aspirantes que adorariam um pacote de filtro de lentes gratuito e farão suas fotos parecerem um pouco como sopa de laranja e verde-azulada se for necessário para alcançar alguma forma de corporativo. acordo de patrocínio.
E depois há empregos que pagam diretamente. Exercer suficiente influência legítima sobre os sociais e as empresas vão pagar-lhe dinheiro real para ir a algum lugar e fotografar alguma coisa.

As boas fotografias saem de ofertas oficiais de patrocínio e de shows pagos? Claro - mas aquelas fotografias nunca teriam acontecido se alguém não tivesse sido pago para produzi-las e, se fossem produzidas por alguém que não estivesse sendo pago para produzi-las, talvez elas tivessem sido melhores. O que eu sei é que nada vai transformar um hobby em uma competição mais rápido do que a promessa de notas de dólar. Vocês.

O significado da vida

Em última análise, a grande questão que nós, fotógrafos, precisamos nos perguntar é isso - qual é o sentido disso tudo?

Que resultado vemos ao longe, quando penduramos nossas câmeras pela última vez? Qual objetivo estamos perseguindo? Existe realmente algum motivo real para tirarmos fotografias além do transitório abraço virtual de uma Internet? Se parássemos de jogar nossas fotos no vácuo da Internet, alguém perceberia ou se importaria? Você continuaria a tirar fotografias se não houvesse pontos de Internet disponíveis? O que, meus amigos, é o pagamento?

E além dessas questões, nosso trabalho seria melhor se optássemos por sair dessa competição global enlouquecedora? Poderíamos nós, nesta era moderna de compartilhamento excessivo, lidar com o conhecimento de que a única pessoa que veria uma determinada fotografia seria a pessoa que a pegou e possivelmente seu gato? Se a única saída para a sua paixão fotográfica fosse um quadro de dez dólares da loja de materiais de escritório e um lugar de destaque no seu quarto dos fundos - você ainda tiraria fotos? Hmmmm

Para conhecer mais sobre o trabalho de Andy, acesse seu siteFacebook ou Instagram.