quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Exposição “Sobrevida”, de Patricia Gouvêa

outubro 03, 2019 | por Resumo Fotográfico


Em sua primeira exposição individual na Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte, a artista visual carioca Patricia Gouvêa apresenta “Sobrevida”, série desenvolvida desde 2017 com trabalhos em fotografia, vídeo, objetos e textos, fruto de uma pesquisa in-progress sobre a resistência da natureza, tanto em locais ditos “preservados”, quanto nas pequenas frestas das cidades onde – apesar do cimento – teimam em operar pequenos milagres.

Com texto assinado pelo físico Luiz Alberto Oliveira, curador geral do Museu do Amanhã, os trabalhos que integram a série foram realizados em 2017 na Amazônia, na Reserva Adolpho Ducke do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas) durante a residência artística LABVERDE, e no Parque Nacional de Anavilhanas, ambos no Amazonas; em 2018 nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fort Lauderdale (EUA) e em 2019 novos trabalhos feitos no Deserto do Atacama (Chile), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Goiás) e Brumadinho (Minas Gerais) integram a montagem na Galeria Murilo Castro. A artista também redescobriu imagens em seu arquivo que foram incorporadas à série, como as que foram feitas em 2007 em Siem Riep, no Cambodja.

“Este trabalho busca relacionar situações onde a natureza mostra-se como estranhamento, resistência, resiliência, domesticação e poder”, diz a artista. “Estamos diante de crimes ambientais realizados em série no Brasil. Políticas públicas que nos remetem ao período da Ditadura tem sido revisitadas. Em meio a pactos mundiais pela preservação do meio ambiente, muito é discutido, mas pouco é feito para frear o aquecimento global. Até quando insistiremos num olhar antagônico em relação às nossas coberturas verdes? Até quando vidas não valerão nada? Esta é uma indagação sobre a coisificação crescente da natureza em meio a um cenário de hiperatividade, destruição ambiental, escassez de água e desrespeito aos direitos humanos”, afirma a artista.


SERVIÇO:

Exposição “Sobrevida”, de Patricia Gouvêa
Abertura: 5 de outubro de 2019, de 11h às 17h
Período: de 5 de outubro a 16 de novembro de 2019
Local: Galeria Murilo Castro – Rua Benvinda de Carvalho, 60, Belo Horizonte/MG
Horários: de segunda à sexta-feira, de 10 às 19h. Aos sábados, de 10h às 14h.
Informações: (31) 3287-0110 | www.murilocastro.com.br