sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ensaio: “Cognição”, de Junior Franco

julho 24, 2020 | por Resumo Fotográfico


Na série “Cognição”, o fotógrafo carioca Junior Franco apresenta um conjunto de imagens que misturam pintura, performance e fotografia. Através do registro da projeção de obras clássicas sobre os corpos de modelos em pose, Franco propõe a desconstrução e atualização da História da Arte, considerando questões pertinentes à época atual.

“Temos que desmistificar o conceito do sagrado nas obras de arte e mostrar que existem, hoje, problematizações muito mais pungentes, como: a questão de gêneros, a desigualdade social, o preconceito racial, a deterioração da saúde na busca pelo corpo ideal, etc. Meu questionamento é uma forma contemporânea de se repensar essas obras.”

“Quero quebrar aqui todo tipo de preconceito, perfeições e deslumbramentos que aprendemos através da Arte Clássica. Praticamente fomos catequizados através dos anos com os seguintes conceitos: o corpo perfeito é o corpo ideal, a pele perfeita é a pele ideal, os comportamentos e modos perfeitos são os ideais. Será mesmo?”



Influenciado pelo artista catalão Joan Fontcuberta, Franco convida o espectador a olhar além da obra de arte, agora transformada numa fotografia com cores saturadas e altos contrastes que ora evidenciam, ora escondem os corpos por entre vestes e cenários. “Trata-se de uma nova realidade, idealista ou não, dotada de peles marcadas pelas influências dos nossos dias.”

“A saída que encontrei para fazer essa quebra de paradigma foi provocando o observador. Produzindo uma fotografia que ative consciências, que produza reações e que convide o público a reflexão. Mas como isso acontece? Através da ilusão cognitiva que faça com que seu cérebro não consiga diferenciar o que é corpo – real – e o que é imagem – idealizada.”

“As pessoas inseridas nas cenas passam a fazer parte delas (cenas) assumindo o lugar dos personagens, mimetizando seus movimentos, comportamentos e expressões. Essa inserção pode provocar um estranhamento; mas, ao olhar com cuidado, poderá ser observado que ali se criou uma nova imagem, uma 'imagem outra', carregada de novos conceitos e novos significados.”

“Mas afinal, o que na nossa vida é real? O que é ideal? Ideal para quem?”








Sobre o fotógrafo

Cursou Fotografia pelo Senac/RJ, profissionalizou-se como Repórter Fotográfico e hoje é Pós-Graduado em Fotografia e Imagem no IUPERJ - UCAM/RJ. Integra a coleção Joaquim Paiva de fotografia brasileira contemporânea, incorporada ao acervo do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-RJ). Vencedor do 7º Salão de Artes Visuais de Niterói 2019 (Niterói/RJ).

Selecionado nas convocatórias: Emergências do Sul Global – FestFoto 2020 (Porto Alegre/RS); Portfólios – Festival Interfoto Itu 2019 (Itu/SP); Festival Street Expo Photo 2019 (Porto Alegre/RS); Selfie em Foco – Festival Paraty em Foco 2018 (Paraty/RJ).

Para conhecer mais sobre o trabalho de Junior Franco, acesse seu portfólio online.