quarta-feira, 22 de julho de 2020

Ensaio: “Passagens”, de Vanessa Stollar

julho 22, 2020 | por Resumo Fotográfico


Na série “Passagens”, Vanessa Stollar apresenta uma seleção de fotografias tiradas em diferentes épocas e lugares. A escolha é baseado na obra de mesmo nome do filósofo Walter Benjamin, e o seu conceito de alegoria em que a reabilitação da alegoria é o resgate da temporalidade e da historicidade em oposição ao ideal de eternidade que o símbolo encarna.

Segundo Jeanne Marie Gagnebin, “a alegoria extrai sua vida do abismo entre expressão e significação”. Enquanto o símbolo aponta para a eternidade da beleza, a alegoria ressalta a impossibilidade de um sentido eterno, e a necessidade de preservar na temporalidade e na historicidade para construir significações transitórias.
“Walter Benjamin, vai ao encontro do que eu quero propor, ou seja, um diálogo entre o ser e consciência cultural, e uma forma uma de apreensão do mundo para além do conhecimento científico”, explica Stollar.









Sobre a fotógrafa

Vanessa Stollar é formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, onde trabalhou no laboratório de fotografia p&b e estúdio fotográfico. Trabalhou como fotojornalista freelancer e fotógrafa de eventos. É professora de arte e fotógrafa de rua.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Vanessa Stollar, acesse: vanessastollar.46graus.com.