segunda-feira, 20 de julho de 2020

Ensaio: “Pralém da morte, há vidas muitas”, de Gabriel Bicho

julho 20, 2020 | por Resumo Fotográfico

Na série “Pralém da morte, há vidas muitas”, o fotógrafo rondoniense Gabriel Bicho documentou a festa de Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano.
“Fui à cidade para o festejo e permaneci por sete dias, registrando todas as atividades relacionadas à Nossa Senhora, desde a primeira peregrinação de abertura ao evento musical de encerramento, passando pelas cessões de ritos, missas e oferendas, assim como os enormes banquetes servidos durante o almoço para os participantes e público no geral. Sem dúvida foi uma das experiências mais fortes que vivenciei ao longo desses quase dez anos trabalhando como fotógrafo.”


Sobre o fotógrafo

Graduando em Museologia e formado em Técnico em Processos Fotográficos, Gabriel Bicho possui em sua trajetória exposições individuais realizadas na Galeria de Arte SESC, em Rio Branco/AC, Galeria de Arte do Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande/MS, Salão Angelim - FURB, em Blumenau/SC. Em 2018 venceu o Farofa - Festival de Fotografia com o trabalho Têmpora In Ngô Meitire; além de ter participado de exposições coletivas como a III Bienal do Sertão, Festival de la Luz no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, Salão Nacional de Fotografia Pérsio Galembeck, Goyazes - Festival de Fotografia e Centre Culturel du Brésil, em Paris; em 2017 foi um dos brasileiros a terem uma obra exibida na 57ª Bienal de Veneza, Itália. Possui obras em acervos de museus como o MAR - Museu de Arte do Rio e o MAPA - Museu de Artes Plásticas de Anápolis.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Gabriel, acesse: www.gabrielbicho.com.