quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Fotógrafa acompanha o amadurecimento de jovem com síndrome de Down

setembro 16, 2020 | por Camila Camargo

A jovem Sofie completou 18 anos em 2017 e desde então tem a sua rotina documentada pelas lentes da fotógrafa alemã Snezhana von Büdingen


Sofie com sua mãe Barbara

Para os jovens com síndrome de Down, assim como para a maioria das outras pessoas, a fase de transição entre a adolescência e a vida adulta é um momento intenso de sentimentos. Os envolvimentos amorosos, a afetividade familiar, as amizades, a relação com a natureza e com o próprio corpo. Os registros de Snezhana trazem no meio desse turbilhão de sentimentos, composições elegantes, delicadas e cheias de significado, que cumprem também a função de naturalizar ao nosso olhar a vivência de uma jovem com síndrome de Down. 

Quando a fotógrafa encontrou Sofie pela primeira vez, disse ver nela pureza e vida em harmonia com a natureza. Essa visão é praticamente materializada na foto em que Sofie aparece dentro de uma banheira ao lado de um cavalo branco. 


Sofie com o cavalo branco

Dentro de casa, está imersa em sua rotina. O sentimento preguiçoso e a estética bagunçada de quem acorda cedo, os momentos de autocuidado ou quem sabe aquela faísca de vaidade. Na cozinha, a jovem posa ao lado de um quadro que representa uma realidade que não parece ser muito distante da sua. Uma vida no campo, porém, de outras épocas. Com um vestido vermelho, a foto é quase uma quadro por si só. 


Pela manhã


Em casa


Na cozinha

Os vínculos afetivos também são muito bem representados no registro dela em um encontro com o irmão e os amigos, e principalmente com a mãe Barbara, abraçadas em túnicas brancas e de cabelos trançados. É Barbara que sempre incentiva e promove oportunidades para que Sofie experiencie os momentos de sua vida como qualquer outra jovem. E não pense que os relacionamentos amorosos ficaram de fora! Temos o registro de Sofie e o namorado deitados em um campo rodeados de flores. 

Talvez uma das imagens mais curiosas e interessantes, é ela encarando a câmera com um cigarro na boca. O ato de encarar a câmera revela em si a postura de alguém que não sente vergonha do que está fazendo, não tem nada a esconder. Parece inclusive ser a quebra do imaginário que a própria fotógrafa construiu inicialmente. Sendo esse o contraponto, um dos momentos mais ricos do trabalho. 

Se depender de Snezhana, o projeto não vai parar por aí! Ela espera fotografar Sofie por bastante tempo. No último contato que tiveram, a jovem estava a encontro de um novo companheiro amoroso, o que deixou a fotógrafa bem empolgada pensando num possível próximo ensaio. Resta aguardamos para saber se teremos mais registros como esses. 


Sofie em um encontro com os amigos de seu irmão


Sofie e Barbara


Sofie com o namorado


Sofie com um cigarro

Fonte: LensCulture