quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Aprenda a recuperar fotos apagadas acidentalmente

outubro 28, 2020 | por Resumo Fotográfico



O mundo da fotografia passou por diversas transformações que alteraram drasticamente o fluxo de trabalho do fotógrafo. Conveniências como a rapidez com que uma foto digital pode ser transferida para um computador, organizada e editada, facilita a vida de quem conta com ensaios e fotografias clientes como fonte de renda. Além disso, o mundo digital promete uma maior durabilidade e facilidade no armazenamento de fotos preciosas para nós.

Mas se você já passou pelo pesadelo de acidentalmente deletar a pasta errada, ou ligar o computador e notar que alguma coisa está faltando, a própria lembrança da ideia de perder suas fotos importantes pode dar um calafrio na espinha. Se você está passando por esse problema agora mesmo, ou se quer apenas estar seguro para prevenir o problema, esse artigo conta com tudo o que precisa saber para recuperar arquivos perdidos - e elaborar estratégias para que isso não se repita. 

Um ponto importante é que todo processo de recuperação de arquivos envolve probabilidades, e pode ou não funcionar completamente. Como cada caso é um caso, sempre vale a tentativa, mas é importante entender que nem todos os arquivos podem ser recuperados. Além disso, ataques propositais como os vírus de ransomware podem inutilizar arquivos para sempre, portanto, não há como recuperar dados nesse caso, o ideal é o uso de medidas preventivas como usar VPN impossibilitando a ameaça. 

Etapa 1: Preparação

Para entendermos como arquivos apagados podem ser recuperados, e como aumentar a chance de sucesso, é necessário compreender como as fotos estão armazenadas no computador. Em seu disco rígido, uma tabela divide o armazenamento em setores onde cada documento é representado por um conjunto de unidades 0 e 1, o sistema binário. Quando um arquivo é apagado, o computador não remove os dados, apenas marca na tabela central que aquela região está autorizada ter novos dados escritos por cima. 

Isso quer dizer que, no intervalo de tempo entre o momento que deletamos o arquivo, e até que um novo arquivo seja escrito por cima, há a chance de analisar o HD e recuperar todos os dados. Por isso, nessa situação, é crucial não baixar, salvar, copiar ou fazer qualquer nova operação no computador, pois cada novo arquivo tem a chance de sobrescrever as fotos apagadas. 

Dessa forma, caso precise instalar qualquer programa para tentar recuperar os dados, baixe em outro computador e use um pendrive ou HD externo para executar o software, evitando qualquer tipo de uso do computador alvo.


Etapa 2: Recuperando arquivos

O processo de recuperação envolve o uso de uma ferramenta que analisa o disco com diversos algoritmos para encontrar padrões de dados e recuperar a estrutura dos arquivos. Muitos programas estão disponíveis no mercado, como o Stellar File Recovery, mas para usuários do Windows 10 a alternativa gratuita oficial da Microsoft, o Windows File Recovery, possui o maior conjunto de recursos. 

O programa não possui uma interface gráfica, mas é fácil de utilizar. O comando principal é: “winfr ARQUIVOSPERDIDOS: ARQUIVOSRECUPERADOS: /argumentos” os campos de “arquivos perdidos” e “arquivos recuperados” serão onde você indicará o disco com o problema, e a pasta onde os arquivos serão salvos. Já os “/argumentos” são diversas opções oferecidas pelo programa, por exemplo, para usar algoritmos mais eficientes para pendrives em FAT32, ou então fazer uma busca mais profunda (e mais demorada). 

O programa possui 3 modos principais: Signature, Default e Segment. Se a foto foi apagada recentemente, e no mesmo disco onde o Windows está instalado, escolha Default. Se estiver usando outro disco rígido em NTFS, ou o arquivo foi deletado há bastante tempo, formatado acidentalmente, entre outros, use o modo Segment. E por fim, se está buscando em pendrives, cartões SD ou discos formatados em FAT32 e exFAT, use o modo Signature. 

Vale lembrar que o aplicativo pode ser executado em discos externos, pendrives e até cartões de memória, mas a tecnologia de armazenamento e formato do disco sempre influenciarão na eficiência do processo. O ideal é que o programa já esteja instalado em sua máquina, mas pode ser instalado posteriormente ao problema, ou então, é possível criar uma live USB de Windows para instalar o programa sem alterar o disco rígido do computador. 

Etapa 3: Recuperação avançada

Se a etapa anterior falhou, é possível ligar o computador usando um pendrive ou CD especificamente projetado para a recuperação de arquivos, como o UFS Explorer ou Lazesoft Data Recovery. Esses programas podem manipular o HD de forma avançada, buscando traços quase imperceptíveis do sistema de arquivos. Atente-se no entanto de que esse método não será capaz de recuperar dados criptografados. 

Por fim, se nenhum software resolver o problema, mas o conteúdo dentro do HD for especialmente valioso, é possível pagar para empresas especialistas que desmontam o HD e, através de um longo processo, recuperam os dados manualmente. O valor costuma ser elevado, mas a taxa de sucesso é maior. 

Agora você já sabe como recuperar suas fotos perdidas e evitar o desespero de perder o conteúdo importante que tem em seu computador. Para evitar esse tipo de problema no futuro, o ideal é investir em uma solução de backups, como a sincronização na nuvem ou um dispositivo de NAS. Gostou? Não deixe de conferir a mulher russa que recria uma obra de arte por dia e publica nas redes sociais.