sábado, 24 de outubro de 2020

Museu da Cidade de São Paulo reabre suas portas com novas exposições

outubro 24, 2020 | por Resumo Fotográfico

Neste sábado (24), o Museu da Cidade de São Paulo reabre suas portas com quatro novas exposições em alguns de seus espaços:

Penna Prearo, com “Fronteiras Movediças”, na Casa da Imagem, com 150 obras, sob curadoria de Fausto Chermont e coordenação de Monica Caldiron. Com mais de 40 ensaios produzidos ao longo de sua trajetória, o artista seleciona obras de mais de 33 deles, além de algumas imagens nunca mostradas, que preenchem oito salas expositivas na maior exposição de um fotógrafo brasileiro já exibida na cidade de São Paulo.

Fernando Limberger, com “Relicto”, concebida pelo artista plástico e paisagista e composta por três instalações, alocadas no Beco do Pinto e na Casa da Imagem. Cinzas, Verde Infinito e Retomada dialogam com conceitos referentes a paisagem e tempo – passado, presente e futuro - a partir de olhares e perspectivas com base na contemporaneidade. A coordenação é de Henrique Siqueira.

“A Encosta do Carmo”, a segunda edição do Museu de Rua, ocorre nas calçadas do entorno do Solar da Marquesa e da casa da Imagem, com curadoria de Walter Pires e coordenação de Henrique Siqueira. Composta por 10 painéis, com imagens distintas em suas duas faces, a mostra expõe registros ocorridos ao longo do tempo na utilização da área do Parque Dom Pedro II (várzea do rio Tamanduateí) a partir de meados do século XIX. Documentos e fotografias dos acervos do Arquivo Histórico Municipal e Museu da Cidade, respectivamente, possibilitam reencontro com uma cidade que, há não muito tempo, pulsava e se desenvolvia a região.

O Museu da Cidade de São Paulo recebe a exposição São Paulo Invisível, com curadoria de Alecsandra Matias e coordenação de Henrique Siqueira. A instituição aceita o desafio de apresentar uma mostra com “processo curatorial participativo e visitável pelo público, e por conter, em seus painéis expositivos, os números e as histórias que se relacionam com eles, construídos como intervenções artísticas. Com essa proposição, assumimos a abertura da exposição com os painéis vazios, como lousas a serem riscadas com o conteúdo que emergir das conversas entre curadoria e convidados”, explica Henrique Siqueira.

SERVIÇO

Data: 24 de outubro a 29 de dezembro de 2020
Horários: de terça a domingo, de 11h às 15h
Local: Casa da Imagem / Museu da Cidade de São Paulo
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136, São Paulo/SP
Programação livre – entrada franca