terça-feira, 10 de novembro de 2020

"Quero meu sorriso de volta" - fotógrafo cria retratos com a família para lidar com o isolamento

novembro 10, 2020 | por Camila Camargo

Jorge Vargas e suas duas filhas trabalharam para caprichar nos retratos durante o período em que estiveram trancados em casa, na Argentina



Durante uma boa parte do ano, grande parte do mundo ficou preso dentro de casa. Muitos de nós temos tentado encontrar maneiras de passar nosso tempo extra, seja assando pão, tingindo roupas com tie-dye, ou maratonando reality shows na Netflix. O fotógrafo argentino Jorge Vargas passou seu tempo criando retratos criativos de suas duas filhas.

O projeto é uma colaboração familiar, uma forma de documentar a sua experiência nesse tempo histórico. A esposa de Jorge, Karina, encontra objetos pela casa, e suas filhas Athena de 10 anos, e Indra de 13, descobrem usos criativos para os itens antes de Jorge fotografar. Uma peneira se transforma em um chapéu, um pedaço do violoncelo torna-se parte de um penteado. Dois pares de óculos de sol tornam-se um acessório muito glamoroso. Os retratos são caprichosos e lembram a fotografia de moda clássica. 

"Queríamos trabalhar em um projeto que refletisse sobre o sinal dos tempos mesclando documentação e arte", disse Jorge. "Por isso escolhemos brincar com a linguagem da moda. O que a primeira vista parece ser emprestado da linguagem visual da moda rapidamente muda de elegante para lixo. Vestidos de festa se misturam a pijamas, filtros, sacos de dormir, e óculos de proteção. Frisbees como colares, cestas de frutas como chapéus, penteados bagunçados e aromas pan-étnicos combinam com um sabor caseiro. " 

A família trabalha no projeto desde o início do lockdown em 20 de março, em Buenos Aires. Nesse momento, grande parte da Argentina ainda está em lockdown, pois a contagem de casos no país continua aumentando. Jorge fez centenas de retratos, que segundo ele, exploram temas de isolamento, incerteza, deslocamento, ambiguidade, contradição, tédio, medo e esperança. Você pode conferir tudo isso nos rostos de Athena e Indra. 

As fotos documentam esse momento e ajudam Jorge e sua família a aprofundar seus laços. O projeto também permite que escapem, ainda que por um momento, das angústias que acompanham a vivência desses meses desafiadores. 

"Quando é tão difícil entender o mundo ao seu redor, o equilíbrio emocional e até a saúde mental estão em risco.", disse Jorge. "Criar um novo mundo a partir das lembranças do antigo é uma forma de preservar a sanidade. As fotos contam uma história, uma história que é o reflexo reverso de um mundo terrível. Se essas fotos tivessem algo a dizer, provavelmente seria 'Quero meu sorriso de volta' ".









Para ver mais fotos do Jorge Vargas, confira o seu perfil no Instagram: @portraits.in.quarantine