terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Casal lança fotozine que propõe reflexões sobre o ano de 2020

janeiro 12, 2021 | por Resumo Fotográfico

Durante o intenso isolamento imposto pela pandemia de covid-19, o fotógrafo Bruno Stuckert e a publicitária Ana Paula Grande registraram em imagens e textos a dicotomia de sentimentos aflorados nesse ano que parece ainda não ter terminado


Vinte Vinte - O ano que nunca acabou”, é uma mistura de angústias e sensações sob duas vertentes. A primeira é o microcosmo das atividades e histórias do cotidiano do casal. A segunda é um olhar mais amplo para as dores e medos vivenciados por toda humanidade desde a descoberta do novo vírus mortal que se espalhou pelo globo em pouquíssimos meses. 

Enquanto Bruno fotografava a cidade, as pessoas na rua e o dia a dia dentro de casa, Ana Paula anotava palavras soltas que traduziam os sentimentos mais diversos que eles experimentavam. Tudo sem grandes pretensões. 

Depois da meia noite do dia 31 de dezembro, a sensação do casal era de permanência num espaço-tempo passado. “Senti como se o tempo estivesse ficado em suspenso e nós estivéssemos presos num limbo entre a terra e um inferno dantesco”, conta Ana Paula. 

A partir dessa percepção, decidiram juntar suas criações artísticas e lançaram um e-zine (publicação independente virtual). 

“Eu gostaria que as pessoas pensassem sobre a fragilidade da vida humana e que conseguissem aumentar seu ângulo de visão pra enxergar de verdade, com empatia, as outras pessoas. As que estão ao seu lado, mas principalmente os vulneráveis”, resume o fotógrafo. 

O e-zine propõe uma reflexão sobre a antítese entre os privilégios que dividem a sociedade e os sentimentos que colocam toda a humanidade navegando no mesmo barco.








Sobre os artistas

Bruno Stuckert passou sua infância e adolescência na realidade privilegiada do plano piloto, mas ainda assim bem longe do luxo dos casamentos que registra atualmente ao redor do mundo. Dedicou-se ao fotojornalismo por quase uma década. A prática diária construiu um olhar capaz de criar imagens poéticas, delicadas e cheias de significados. 

Stuckert enxerga o mundo sob uma estética de beleza singular e imprime sua perspectiva em fotografias espontâneas tão perfeitas que parecem ter sido produzidas. Características que fizeram dele uma importante referência no segmento de casamentos. Já registrou uniões em praticamente todos os estados do Brasil e em diversos países. 

Ana Paula Grande é atriz desde os 10 anos. Bacharel em Comunicação Social desde 2005 e pós graduada em Marketing Digital pela FGV em 2017, a brasiliense já participou de 15 peças teatrais, mais de 10 curta metragens e ainda integrou o elenco principal da novela Amigas e Rivais no SBT durante sua temporada de 10 anos na cidade de São Paulo. De volta à Brasília, coordenou o projeto de marketing cultural Eu Faço Cultura. Atualmente, escreve, trabalha como mestre de cerimônias e ministra workshops e treinamentos.

Para ler o zine na integra, acesse: https://issuu.com/brunostuckert/docs/vintevinte.