quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Curso: Mulheres na História da Fotografia

fevereiro 10, 2021 | por Resumo Fotográfico



Entre os dias 8 e 12 de março, realizaremos o curso online “Mulheres na História da Fotografia”, com a fotógrafa e professora Adriana Vianna. As aulas serão ministradas através da plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Sobre o curso

As mulheres entraram na história da arte como arquétipos para artistas. Sua presença constante em ateliês proporcionou a aprendizagem das práticas e processos artísticos, até que, finalmente, assumiram o protagonismo profissional.

Nosso curso visa empreender uma apreciação nos trabalhos das pioneiras, elucidando a leitura conceitual e estética das suas obras para que possamos destacar as referências que nos são apropriadas, e visa abrir espaço para o encontro e consideração do estilo próprio de cada participante. Visa, não só destacar as teorias dos antecessores, mas tomá-las como ponto de partida ou como oposição para apresentar com mais nitidez nosso próprio pensamento.

Programa

Aula I (08/03) - Arquétipo e protagonismo autoral. Vamos reconhecer o papel histórico das mulheres nas artes plásticas e as primeiras fotógrafas pictorialistas, assim como reconhecer o hibridismo contemporâneo entre as artes plásticas e a fotografia.

Aula II (09/03) - Questões do corpo na fotografia. Vamos reconhecer o nu artístico nas relações com os padrões de beleza, reconhecer as fotógrafas que trataram do corpo nu e as contemporâneas que estão empreendendo na estética corporal através do viés do empoderamento feminino até a crítica aos padrões estabelecidos. 

Aula III (10/03) - Perfil: Profissão repórter. Vamos tratar do engajamento das fotógrafas de rua, de guerra, do fotojornalismo e do documental - pioneiras e contemporâneas - nas crônicas visuais e seus desdobramentos sociais.

Aula IV (11/03) - Fotógrafas de estúdio - pioneiras e contemporâneas - vamos tratar a poesia do retrato e do autorretrato, e seus desdobramentos no Surrealismo.

Aula V (12/03) - Espaço livre para apresentação de trabalhos, ensaios e portfólios dos participantes do curso para momentos de leitura e filosofia da imagem, crítica e autocrítica, orientação e mentoria. Com a participação de Cid Costa Neto, editor do Resumo Fotográfico.

Sobre a professora

Adriana Vianna é formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais e Especialização em Filosofia e Arte, pela PUC RJ, foi produtora de exposições de arte contemporânea na Galeria Paulo Fernandes. Trabalha com artes plásticas e fotografia, desenvolvendo seus projetos autorais por meio dos quais adquire experiência com processos artísticos. Em 2020, participou de exposições com trabalhos fotográficos que contornam a poética do tempo e do efêmero. Escreve regularmente no Resumo Fotográfico, onde expõe seu interesse por filosofia da imagem, curadoria e crítica na fotografia.

Para ler seus artigos, acesse: www.resumofotografico.com/adriana-vianna.

SERVIÇO:

Curso “Mulheres na História da Fotografia”, com Adriana Vianna
Data: de 8 a 12 de março de 2021
Horário: 19h às 21h
Inscrições: através do Sympla (R$ 80 antecipado, até 20 de fevereiro / R$ 100 até 6 de março)
Local: online, através da plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Informações: contato@resumofotografico.com