quinta-feira, 4 de março de 2021

Elza Cohen “Além das Jan[ELAS]”

março 04, 2021 | por Adriana Vianna

A fotógrafa mineira apresentará no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a exposição fotográfica “Além das Jan[ELAS]”. A mostra traz retratos e depoimentos de mulheres que foram afetadas em suas rotinas pela crise da pandemia


Juscelina

Elza Cohen gosta de dizer que é uma Fruta do Sertão vivendo entre Minas Gerais e São Paulo. Há pouco tempo fizemos uma Travessia Poética pelo Sertão com ela, aqui no Resumo Fotográfico. Dessa vez, Elza reuniu força e talento para atravessar o deserto da cidade e sair da janela de sua casa e da janela virtual - por onde realiza um belíssimo projeto de fotografia remota, com amigas durante a pandemia - para ir ao encontro de outras mulheres que estão sentindo na pele as consequências da crise sanitária que deixou a todos nós, ou quase todos, em quarentena dentro de casa, vendo o mundo pelas janelas.

A inspiração para o título veio da ideia das janelas que nos projetaram para novas perspectivas de vida e de mundo, durante o isolamento na pandemia, sobretudo, as janelas subjetivas. As imagens que ela traz nessa Mostra revelam a diversidade feminina em diferentes idades e ocupações; o conteúdo é resultado de uma investigação profunda no cotidiano das mulheres que foram afetadas em suas rotinas pela crise sanitária causada pela covid-19. Com uma escolha estética voltada para o P&B - argumento de uma seriedade - Elza apresentará retratos e depoimentos em vídeos de 20 mulheres do Norte de Minas. Elas se apresentam em poses naturais, segurando alguns objetos coloridos que, de algum modo, estiveram presentes e se tornaram referências no cotidiano durante o enfrentamento da crise. Segundo Elza “Os objetos estão posicionados na frente dos rostos como símbolo das máscaras que são usadas como proteção contra o vírus”. Ela faz questão de lembrar que o uso das máscaras também estimulou maior atenção para o olhar das pessoas - essa comunicação visual da qual a fotografia é filha. Um aspecto muito interessante é que o colorido dos objetos sobre o preto e branco da fotografia parecem dar um tom intimista e otimista ao conjunto da obra que pretende ser uma memória visual coletiva a partir da perspectiva feminina - tema recorrente em seus projetos autorais e pesquisas.

Elza Cohen estará com o Resumo Fotográfico no próximo sábado, dia 6 de março, às 19 horas, na terceira edição do Fotofalando, para contar como foi o processo criativo do projeto.


Carine Guedes


Karen Nascimento


Maria Elisa

Sobre a artista

“A fotografia é tudo que está dentro e fora do quadro” - Elza Cohen

Elza já experimentou muitas atividades no mundo das artes antes de se apaixonar pela fotografia quando tornou-se categoricamente uma excelente fotógrafa e artista do audiovisual, atuando em vários segmentos fotográficos: fotojornalismo, lifestyle, documental, cobertura de cultura e palcos (música, teatro e dança), moda, criação de imagens para posicionamento de marcas e identidade visual para artistas, criação de conteúdo digital (imagens) para redes sociais, still para cinema, diretora de fotografia em seus projetos autorais. Já cobriu vários shows e festivais nacionais e internacionais, espetáculos de teatro, desfiles de moda, manifestações de ruas, além de ser a responsável pela cobertura em fotografia e vídeo dos eventos culturais e diplomáticos relacionados à Índia, organizados pelo Consulado Geral da Índia em São Paulo e pelo Centro Cultural Swami Vivekananda. A combinação entre o trabalho comercial e o trabalho pessoal (autoral) lhe dá o espaço perfeito para desenvolver o seu amor e paixão pela fotografia.

SERVIÇO

A mostra “Além das Jan[ELAS]” que foi contemplada pelo edital emergencial de cultura Lei Aldir Blanc/MG acontecerá em Montes Claros com intervenção urbana no estilo lambe-lambe com os retratos impressos e colados no Casarão Menezes, no Corredor Cultural e na Praça da Matriz, durante todo o dia 8 de março. A Mostra também fará parte das ações voltadas para o mês da mulher no Montes Claros Shopping. Lá, a exposição ficará de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e nos domingos, das 10 às 20 horas. Para quem está longe, a exposição estará disponível nas redes sociais e no site da fotógrafa.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista, acesse seu Facebook ou Instagram.