quinta-feira, 15 de abril de 2021

Exposição “Olhares sobre a Pandemia” debate sobre o papel do fotojornalismo

abril 15, 2021 | por Adriana Vianna

Chico Porto
A exposição é fruto de uma convocatória que reuniu trabalhos de 120 fotógrafos de 11 países em meio a uma pandemia que é a maior crise sanitária de nossa época. Sabendo da importância da fotografia para registrar esse momento e ao mesmo tempo dar luz aos trabalhos produzidos por vários fotógrafos durante esse período, a Mosaico Fotogaleria lançou na quarta-feira (14), a exposição “Olhares Sobre a Pandemia”.

“Desde o início da pandemia observamos uma grande difusão de imagens produzidas por diversos fotógrafos que abordavam esse momento histórico de maneiras bem particulares. Isso nos fez pensar em uma forma de criar um recorte dessa realidade por meio de uma coleção diversa e ao mesmo tempo um documento de uma época. Foi assim que surgiu a ideia da convocatória”, explica Gabriel Lordello, sócio da Mosaico Fotogaleria.

Gustavo Minas

Yaci Ribeiro 

Mais de 300 fotos inscritas

O resultado da convocatória superou as expectativas dos organizadores. Foram 304 fotografias inscritas, produzidas por 120 fotógrafos diferentes, de 13 estados do Brasil, além de outros 10 países. Na primeira etapa da seleção foram escolhidas 79 fotografias. O júri que selecionou as imagens foi formado por Miro Soares (artista visual), Orestes Locatel (fotógrafo), Arnaldo Carvalho (fotojornalista), Gabriel Lordello (fotógrafo), Tadeu Bianconi (fotógrafo) e Lobo Pasolini (curador da Mosaico Fotogaleria). Seguindo as regras estabelecidas no edital da convocatória, as 20 fotografias mais votadas foram impressas no tamanho 60x40cm e agora fazem parte da exposição física nas paredes da galeria. Os selecionados são Adilson Andrade, Adriana Kukla, Breno Santana, Bruno Itan, Carlos Alberto Silva, Chico Porto, Edson Chagas, Eduardo Santos Neves, Eliane Grillo, Felipe Lube, Gabriela Matoso, Gabriela Pires, Gonçalo Lobo, Gustavo Minas, Iglesias, Luiz Peixoto, Raphael Alves, Ratão Diniz, Ricardo Luis Silva e Yacy Ribeiro.

“Com essa exposição queremos estimular ainda mais uma reflexão sobre o tema da pandemia, aproximando distintas realidades e ampliando a discussão. Conseguimos construir uma coletânea bastante plural deste presente que é tão adverso quanto o futuro é repleto de incertezas”, diz o curador Lobo Pasolini.

Rafael Alves

Visitas devem ser agendadas

As visitas presenciais podem ser realizadas mediante agendamento através do email fotogaleria@mosaicoimagem.com.br. A fotogaleria limita as visitas em até duas pessoas por vez, seguindo todas as regras sanitárias como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento entre os visitantes.

Como a pandemia está em um momento muito delicado, a fotogaleria também vai oferecer a visita guiada on-line via chamada de vídeo pelo WhatsApp, mediante pré-agendamento.

“Além da exposição, a galeria planeja outros projetos para essas 304 fotografias recebidas pela convocatória, como a produção de um audiovisual, um livro, entre outras possibilidades que ainda estão sendo estudadas”, diz o fotógrafo Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico Fotogaleria.

A convocatória e a exposição “Olhares Sobre a Pandemia” são uma realização da Mosaico Fotogaleria com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc por meio do subsídio para espaços culturais, distribuídos pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.

Carlos Alberto Silva

SERVIÇO:

Exposição “Olhares Sobre a Pandemia”
Abertura: A gravação da abertura online (realizada no dia 14/04) está no perfil do Instagram.
Visitas: visitas presenciais ou guiadas online (via ligação por vídeo pelo WhatsApp), basta entrar em contato pelo e-mail fotogaleria@mosaicoimagem.com.br ou pelo telefone (27) 99943-0831.
Mais informações: Gabriel Lordello fotogaleria@mosaicoimagem.com.br | (27) 99943-0831

Assista a entrevista de Gabriel Lordello no Fotofalando.