sexta-feira, 14 de maio de 2021

Exposição: “de EXU a Jesus Cristo”

maio 14, 2021 | por Resumo Fotográfico


Neste sábado (15), em São Paulo, a Galeria Base recebe a exposição “de EXU a Jesus Cristo”, do fotógrafo Mario Cravo Neto, com texto de Diógenes Moura. A mostra individual é composta por 30 trabalhos, prioritariamente vintage e, em sua maioria, com a técnica de gelatina e prata, da série “O Eterno Agora”, uma das mais importantes criadas pelo artista, todas em preto e branco, acrescidas de três, coloridas, em grandes dimensões.

Suas fotografias escultóricas são um convite a apreciar, apropriar e unir duas ou mais formas contemplativas dentro de um só quadro expressivo. As obras são, em sua totalidade, feitas em estúdio, onde destaca seu domínio na utilização da luz, o claro e escuro, que é foco diferencial de seu trabalho, evidenciando figuras humanas, além da inserção de aves, peixes, plantas, pedras, criando um universo de simbologias.

“(...)uma exposição com suas imagens será sempre um livro aberto: página por página poderá mudar a cada instante. Mesmo para quem já tenha visto grande parte da sua obra, aquelas que são “possíveis” de ver no primeiro instante. Possíveis de ver porque haverá sempre, em todas elas, um segredo por dentro do outro. É neste exato momento que o homem despe os sentidos: dependendo do olhar de quem vê, enxergar será sempre uma raridade” - Diógenes Moura.



Seu compromisso com a ética fotográfica cria atributos específicos definindo sua assinatura estética da expressão imagética que lhe é característica de respeito e reverência à religiosidade católica e ao candomblé.

“Não estamos apenas diante de uma série de imagens de um homem que partiu muito cedo porque teve sua Orí interrompida, naquele dia 9 de agosto de 2009. Estamos diante de um homem que iluminou a menina dos próprios olhos para deixar para “os outros”, ele mesmo, um segredo por dentro do gozo”, completa Moura.

Mario Cravo Neto captou registros, com acuidade e visão únicas, de representações religiosas da Bahia e aproximou do espectador uma realidade de fé tão presente e necessária atualmente. “Ele foi o primeiro fotógrafo que me despertou interesse, o que me fez colecionar suas obras há mais de uma década”, declara Daniel Maranhão, coordenador artístico da galeria.



SERVIÇO
Exposição “de EXU a Jesus Cristo”, de Mario Cravo Neto
Abertura: 15 de maio, sábado, de 12h às 18h
Período: de 18 de maio a 2 de julho de 2021
Horário: de terça a sexta-feira, das 11hs às 19hs; sábado, das 11hs às 15hs.
Local: Galeria Base – Al Franca 1030, Jardim Paulista, São Paulo/SP
Informações: (11) 3062 6230 | www.galeriabase.com