sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Museu da Fotografia Fortaleza lança projeto de formação de monitores

agosto 13, 2021 | por Resumo Fotográfico



Com o objetivo de difundir ainda mais a fotografia, o Museu da Fotografia Fortaleza criou o “Museu em Rede”, projeto que vai transpor os limites da capital e viajar pelo interior do Ceará disseminando e incentivando a arte. A monitoria formativa irá beneficiar agentes culturais das localidades de Caucaia, Cedro, Guaramiranga, Itapajé, Orós e Sobral.

A iniciativa promove, inicialmente, a instrução de monitores de cada região. O intuito é estimular habilidades e competências necessárias para que atuem na área e sejam propagadores de arte e cultura. O processo formativo irá abordar sobre técnicas da fotografia, aspectos pedagógicos voltados para o trabalho com pessoas com deficiência e ações de arte educação que compõem o conjunto de práticas educativas da instituição.

Por meio de monitores formados e do material disponibilizado pelo MFF em cada cidade, o público terá oportunidade de receber instruções de fotografia, como: fotografia para dispositivos móveis; fotografia e empreendedorismo digital; fotografia e inclusão, além da possibilidade de realizar uma visita ao Museu da Fotografia Fortaleza por meio de realidade virtual.

A ação conta com seis instituições parceiras: Caucaia - Associação Catavento; Cedro - Instituto Zuza Laureno; Guaramiranga - Amigos da Arte de Guaramiranga; Itapajé - Movimento de Valorização da Mulher; Orós - Fundação Raimundo Fagner e Sobral - Escola de Música de Sobral.

Para Sílvio Frota, diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, o projeto itinerante é uma oportunidade de levar formação para além da capital. “A nossa ideia é criar uma rede, instruindo monitores locais para que nos ajudem a disseminar nessas cidades os conteúdos e conhecimentos desenvolvidos no museu”, afirma.

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do museu: Facebook e Instagram.