quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Curso: O Corpo Feminino na Fotografia e nas Artes

agosto 12, 2021 | por Resumo Fotográfico



Nos dias 6, 7, 9 e 10 de setembro, a fotógrafa e professora Adriana Vianna vai ministrar o curso online “O Corpo Feminino na Fotografia e nas Artes”. As aulas serão online, através da plataforma de videoconferências Zoom, e as inscrições devem ser realizadas pelo Sympla.

Sobre o curso

A beleza ou a feiura do corpo feminino na história da arte foram idealizadas em muitos arquétipos de deusas, santas e profanas, vestidas e desnudas. Com história, música, pintura, fotografia, poesia e filosofia, vamos analisar algumas representações que fazem parte das construções culturais que afetaram o status do corpo e da presença das mulheres no dia a dia.

Programa

Em cada aula haverá proposta de exercícios fotográficos (tarefa opcional).
  • Aula 1 - Análise das imagens do corpo feminino na intuição dos povos primitivos, na idealização das civilizações antigas.
  • Aula 2  - nos artifícios das artes da Idade Média, nas representações de deusas, santas e profanas, e nas representações modernas do renascimento.
  • Aula 3 -  no barroco-rococó, no eixo exótico-oriental-erótico-sensual, no nascimento oficial do gênero “nu artístico” na pintura e nas primeiras fotografias francesas.
  • Aula 4 - nas ressignificações poéticas e políticas que artistas contemporâneas deram ao corpo como matéria da arte - protagonismo, autorrepresentação, hibridismo, nu artístico, body art, fine art.

Sobre a professora

Adriana Vianna escreve regularmente sobre fotografia na página do Resumo Fotográfico, onde expõe tendências para filosofia da imagem, curadoria e crítica, com ênfase no universo feminino. É formada com Licenciatura Plena em Artes Visuais, Especialização em Filosofia e Arte, e estudos em Fenomenologia no Doutorado da Universidade de Filosofia Nova de Lisboa, Portugal. No Rio, trabalhou na Galeria Paulo Fernandes. Vivendo em Minas Gerais há oito anos, leciona História da Arte e sobre Mulheres na História da Fotografia. Seus projetos envolvem a fotografia autoral e conceitual, autorretratos e processos artísticos que contornam a poética do Tempo e do Efêmero.

Para ler seus artigos, acesse: www.resumofotografico.com/adriana-vianna.

SERVIÇO
Curso “O Corpo Feminino na Fotografia e nas Artes”
Data: dias 6, 7, 9 e 10 de setembro de 2021
Horário: de 19h às 21h
Inscrições: R$ 100, através do Sympla
Local: online, através da plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição)