segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Curso: A História da Fotografia no Brasil

outubro 04, 2021 | por Resumo Fotográfico


Panorama parcial do Rio de Janeiro, 1885c. Marc Ferrez / IMS

A partir do dia 1 de novembro vamos realizar o curso online “A História da Fotografia no Brasil”, que será ministrado pelo professor Alexandre Kok Martins, com coordenação de Adriana Vianna. As aulas serão ao vivo, através da plataforma de videoconferências Zoom. As inscrições devem ser realizadas pelo Sympla.

Sobre o curso

O curso apresenta um panorama da história da fotografia no Brasil, mostrando o desenvolvimento da técnica e os principais dilemas e embates das diferentes linguagens. Organizado cronologicamente, o percurso das aulas começa com a invenção da fotografia por Hercule Florence e os primeiros profissionais do campo e chega até os artistas mais contemporâneos, como Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco. Os encontros baseiam-se em aulas expositivas e projeções de imagens, com o objetivo sempre de traçar relações tanto com o contexto social e político da época quanto com as biografias pessoais dos artistas. A maioria das aulas se concentram no nome de um fotógrafo que se destaque pela sua produção artística singular e pela sua relevância no contexto nacional.

Programa
  • Aula 1: Os primórdios da fotografia no Brasil - O início da fotografia do Brasil será apresentado a partir da invenção da fotografia por Hercule Florence no Estado de São Paulo; a chegada das câmeras de daguerreótipos, sobretudo no Rio de Janeiro, e o incentivo de D. Pedro II para a expansão na utilização deste instrumento no país.
  • Aula 2: O pictorialismo e a fotografia moderna - Diante do espanto da invenção da fotografia, artistas e intelectuais discutem sobre o papel da fotografia na sociedade como um meio ligado à indústria ou às belas-artes. Como uma resposta àqueles que entendiam a foto como um registro perfeito demais para estar no campo das artes, foi criado o movimento pictorialista que chegou no Brasil no início do século XX, sobretudo através dos fotoclubes cariocas.
  • Aula 3: Fotografia de imprensa - Ainda na primeira e segunda década do século XX, as revistas eram instrumentos tímidos de divulgação da fotografia. Contudo, o fotógrafo francês Jean Monzon renovou profundamente a revista O Cruzeiro, dando amplo espaço para a divulgação de fotografias, como era de costume nos periódicos internacionais como a Life e a Paris Match. Este fato alterou toda a história do fotojornalismo no Brasil.
  • Aula 4: Pierre Verger - Em 1932, quando tinha 30 anos de idade, Pierre Verger decidiu viajar por diversos países fotografando comunidades tradicionais, algumas delas que estavam prestes a desaparecer. Com isso, Taití, Estados Unidos, Japão, China, México, Filipinas, Guatemala, Peru e Bolívia são alguns dos países pelos quais Verger passou antes de chegar ao Brasil em 1946 – país que adotou como seu favorito.
  • Aula 5: Sebastião Salgado - Certamente o fotógrafo brasileiro mais renomado, Sebastião Salgado iniciou suas atividades como fotógrafos durante as viagens que fazia pela International Coffee Organization à países da África. Impressionado pelas possibilidades da câmera fotográfica, abandonou sua carreira promissora de economista para tornar-se fotojornalista.
  • Aula 6: Miguel Rio Branco - Nascido na Espanha, Miguel Rio Branco, filho de diplomata, aos 18 anos já morara na Argentina, em Portugal, Brasil e Suíça e dedicava-se a pintura como sua atividade principal. Durante a Ditadura Militar, retornou ao Brasil onde teve contato com o cinema e com a fotografia. Poucos anos depois, retornou a Nova York, onde encontrou artistas brasileiros como Hélio Oiticica e fez seu primeiro contato com a agência Magnum, da qual seria membro futuramente. Em 1978, Miguel Rio Branco organizou uma exposição que seria central em sua trajetória chamada Negativo Sujo.

Sobre o professor

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade e pós-graduando pela mesma instituição, Alexandre Kok Martins estuda fotografia há mais de sete anos, realizando pesquisas científicas com temática ligada à fotografia no contexto urbano de São Paulo. Em 2019, publicou o artigo Limiares de São Paulo na revista Cadernos de Pesquisa #8. Desde 2016, possui um laboratório de fotografia analógica pessoal, onde realiza seus trabalhos autorais, como o ensaio fotográfico “Entre Espaços e Caminhos”. Em 2019, trabalhou como estagiário no estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson. Como professor, ministra cursos sobre a história da fotografia no Brasil e na América Latina através de escolas como a Pardal Cursos e a Câmera Viajante. Em 2020, deu o curso “Diálogos entre a Arquitetura e a Fotografia”, na Escola da Cidade. Atualmente, segue pesquisando sobre história e crítica da fotografia brasileira e latino-americana.

SERVIÇO
Curso “A História da Fotografia no Brasil
Data: de 1 a de novembro a 16 de novembro de 2021
Horário: segundas e terças-feiras, de 19h30 às 21h
Carga horária: 9h/a (6 aulas de 1h30)
Inscrições: R$ 140, através do Sympla
Local: online, através da plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição)