terça-feira, 19 de outubro de 2021

“Elegia Visual” de Zé Barretta

outubro 19, 2021 | por Resumo Fotográfico

Em “Elegia Visual”, Zé Barretta apresenta uma reedição de registros documentais para, através dos elementos da linguagem fotográfica, propor uma nova interpretação a respeito das relações sociais, do homem com o espaço urbano e com a natureza.
Este trabalho não é exatamente um ensaio, é antes de mais nada um lamento.

Editado a partir de trabalhos documentais que perpassam a cidade, o encontro fortuito com o outro, a tensão da relação do homem com a natureza e o abismo social naturalizado, não pretende constituir um tema propriamente dito, nem um local específico. Sua geografia é outra, e está inscrita na imagem apenas e no diálogo possível entre elas. É uma heterotopia sem qualquer moral ou esperança. Seu eixo principal, se é que assim podemos definir, é um trabalho documental sobre ocupações em prédios de São Paulo e se desenvolve na aproximação ou oposição com as imagens extraídas de outros contextos onde a gestualidade, as sombras, a textura e marcas inscritas nas paredes e na pele apoiam e significam o trabalho dando unidade formal e guiando o leitor para possibilidades de interpretação num momento histórico agudo de crise e desilusão.











Sobre o fotógrafo

Paulistano, fotógrafo independente há mais de dez anos, Zé Barretta desenvolve projetos pessoais em temas ligados à imagem, ao fluxo do tempo e questões contemporâneas sociais, urbanas e ambientais. Seu trabalho autoral divide espaço com serviços de fotojornalismo, colaborador do jornal Folha de São Paulo, corporativos e de assessorias de imprensa.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Zé Barretta, acesse: www.zebarretta.com