Impedida de trabalhar durante a pandemia, a fotógrafa restaurou uma câmera Kodak 3A Modelo B-4 que encontrou online
Isabel Malia é uma fotógrafa de retratos residente na cidade de Nova York. Durante a pandemia, ficou impedida de trabalhar e, para ganhar tempo, adquiriu gosto em fotografar com filme. Acabou por aceitar o desafio de restaurar e testar uma câmera Kodak 3A Modelo B-4 de 100 anos que ela encontrou numa loja online - quando a viu se perguntou se seria capaz de fazê-la funcionar novamente. Na série resultante, em fotos panorâmicas, podemos acompanhar o processo de Isabel na tentativa de consertar os vazamentos de luz até obter nitidez. Numa entrevista ao site Lomography, ela deixou notas sobre o projeto que nomeou de “Clarence”.
A câmera é uma Kodak 3A Modelo B-4, câmera de mesa dobrável para fazer exposições em formato de cartão postal de 3¼ × 5½ polegadas em filme 122, originalmente usada para retratos que, na sua época, transitavam em postais pessoais a partir de fotos de família. O modelo foi introduzido pela Kodak em 1903 e feito até 1915. A produção de câmeras para esse formato continuou até 1943 (No. 3A Kodak Series III). Contudo, o filme moderno não é tão largo quanto o filme feito para esta câmera, então a fotógrafa conseguiu fotos mais panorâmicas.
Malia conta que a restauração foi, sobretudo, tentativas de acertos e erros. Como o fole estava em um estado excepcionalmente bom, então seu maior trabalho foi encontrar e minimizar todos os vazamentos de luz - o que fez fotografando e estudando os resultados.
As cores dos vazamentos de luz deixam vestígios e podem dizer de onde eles vem, normalmente. Os resultados são uma mistura de cores alucinantes em fotos panorâmicas nostálgicas. Nem toda imagem captura o assunto perfeitamente, mas as cores nunca param de surpreender. Para Isabel, seu projeto pode ser descrito como “vintage com um toque um pouco assombrado”.
A fotógrafa considera que no mundo atual, onde somos constantemente bombardeados com diversos conteúdos fotográficos, uma boa foto é aquela que pode fazer uma pessoa parar por algum momento e pensar, para se perguntar sobre que é a sua arte ou como a imagem foi feita.
Kodak 3A Modelo B-4, também conhecida como “Clarence”, de Isabel Malia |
Isabel Malia e suas câmeras vintage |
Hora Dourada |
Árvores |
Asilo |
“Se uma foto pode fazer alguém parar e pensar, mesmo por um momento, para se perguntar sobre sua arte, então é uma boa foto” - Isabel Malia