sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Página do Resumo Fotográfico é suspensa e excluída do Facebook

novembro 05, 2021 | por Cid Costa Neto

Na última segunda-feira (01), a página do Resumo Fotográfico foi suspensa e posteriormente excluída pelo Facebook devido a um erro de notificação da própria rede social.

Com o fim do ano se aproximando, uma retrospectiva de artigos que deveria ir ao ar apenas em dezembro estava sendo programada através da ferramenta Estúdio de Criação. Dentre as dezenas de publicações sendo programadas, um artigo estampava a foto de uma mulher com o busto nu.


Artigo com trabalho de Dora Maar e Man Ray nem mesmo chegou a ser publicado, mas virou motivo de notificação

Em resposta, a rede social removeu a publicação da grade de programação do Estúdio de Criação e enviou não apenas uma, mas 25 notificações simultâneas sobre o mesmo problema!

Com esse acúmulo absurdo de notificações recebidas em tão pouco tempo, a rede social alegou que “várias publicações feitas no último ano” teriam violado os padrões da comunidade. Recebi um bloqueio de 30 dias na minha conta pessoal, sem poder realizar qualquer ação no Facebook, enquanto a página do Resumo Fotográfico foi retirada do ar e bloqueada por 180 dias!


O Facebook foi enganado por um erro criado por seu próprio sistema de notificações

Contestei o bloqueio, solicitei uma nova revisão e utilizei o recurso do Facebook para informar o erro das notificações que chegaram repetidas, mas não obtive qualquer resposta.

Na quarta-feira (3), ao tentar utilizar novamente a ferramenta Estúdio de Criação, dessa vez para publicar no Instagram (cujo perfil é vinculado ao Facebook), o Resumo Fotográfico já não figurava mais na lista de páginas do Facebook, levando a crer que ela foi definitivamente excluída da rede social sem qualquer aviso ou resposta às minhas contestações.

Com mais de 50 mil seguidores, o Resumo Fotográfico atuou por mais de 10 anos no Facebook, utilizando a rede social como um dos principais canais com o seu público.

Com seus recursos automatizados, as supervisões impessoais e desastradas do Facebook vêm resultando em ações desproporcionais, com bloqueios desnecessários e suspenções arbitrárias que causam prejuízo financeiro e moral para usuários e contas comerciais.

Não é de hoje que o Facebook causa problemas com ações completamente equivocadas. Em 2019, a rede social bloqueou o diretor de um festival por postar fotos de manequins nus.