quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Livro digital resgata a história e cultura de São Luís do Maranhão

outubro 12, 2022 | por Resumo Fotográfico


Bumba-meu-boi | Foto: Meireles Junior

Cenário de “Travessia”, a mais nova telenovela da rede Globo, o Maranhão tem a história e cultura de sua capital, São Luís, apresentada ao público através de um livro digital. A publicação faz parte do projeto História em Movimento e traz imagens e textos que resgatam a história da cidade e de seu patrimônio arquitetônico e cultural. Disponibilizado gratuitamente, o livro pode ser facilmente acessado através do código QR que abre o release:
Uma das festas folclóricas retratada na novela é o Bumba meu boi, uma dança folclórica que narra a história de amor, morte, ressurreição e perdão vivida por personagens humanos e animais fantásticos. A festa reúne adereços, músicas, danças e representação teatral para contar a história de um homem que atende ao pedido de sua mulher grávida: comer a língua de um boi. O casal era empregado de uma fazenda e corta a língua de um dos bois favoritos do patrão para realizar o desejo da mulher. O boi, preferido do dono da fazenda, foi encontrado sem vida, mas um curandeiro o ressuscitou. O fazendeiro, ao saber da história, perdoa seu empregado e realiza uma grande festa, que hoje é reproduzida todos os anos, durante os meses de junho e julho.



“Sempre tive muita curiosidade pelo Maranhão. É um estado que tem uma cultura muito própria, muita personalidade... toda essa mistura resulta em um caldo cultural muito rico que se expressa através do folclore, da arte, da música e da dança” falou Gloria Perez em entrevista ao Gshow. A autora escolheu o Maranhão como cenário da trama de “Travessia”, telenovela que entrou no lugar de “Pantanal”, na Rede Globo.

“Acredito que a visibilidade que uma novela das 9 proporciona é uma oportunidade importante para mostrar nossas riquezas, cultura e história a todos os brasileiros” fala Cassia Mello, idealizadora do livro digital. Há 20 anos, Cassia trocou todas as suas conquistas em São Paulo pelo amor ao Maranhão.
Publicado em: