sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Fotos de internautas estão ajudando na identificação de espécies de plantas

fevereiro 10, 2023 | por Resumo Fotográfico



Cientistas identificaram seis espécies de plantas da Austrália Ocidental a partir de fotografias publicadas por internautas em redes sociais, incluindo um fotógrafo de natureza de Jurien Bay, um par de entusiastas de flores silvestres de Dongara e um fazendeiro perto do Parque Nacional de Stirling Range.

O pesquisador principal, o estudante de doutorado Thilo Krueger, da Curtin's School of Molecular and Life Sciences, disse que as espécies recém-descritas eram dróseras carnívoras e foram identificadas por meio de imagens compartilhadas no Facebook e no site iNaturalist, destacando o valor de tais plataformas por contribuir para avanços na pesquisa taxonômica .

“Apesar da crise de extinção que enfrentamos no século 21, espécies não descritas são regularmente descobertas e nomeadas por cientistas a cada ano”, disse Krueger.

“No entanto, as taxas de descoberta são limitadas pelo número de especialistas em todo o mundo, bem como pela frequência com que eles podem realizar expedições de pesquisa ou acessar coleções de espécimes preservados em museus e herbários em todo o mundo.

“Cada vez mais, os cientistas estão descobrindo novas espécies por meio de dados online, geralmente na forma de fotos, compartilhados por naturalistas, caminhantes, campistas e fotógrafos, que podem ser especialistas, amadores ou simplesmente observadores casuais. Esses cientistas cidadãos compartilham suas descobertas on-line e, assim, atuam como os olhos e ouvidos dos cientistas profissionais da área.

Uma das espécies carnívoras, a Drosera koikyennuruff | Foto: Thilo Krueger

O fotógrafo da natureza de Jurien Bay, Daniel Anderson, disse que se sentiu muito orgulhoso por ter participado da nomeação da drósera que descobriu no Parque Nacional Lesueur há cerca de dois anos.

“Já se passaram mais de cinco anos desde que comecei a fotografar, o que a princípio me ajudou a aprender sobre as plantas e animais locais, mas desde que encontrei a drosera, tornou-se uma paixão minha educar outras pessoas sobre a importância da conservação de nossa flora única e fauna”, disse Anderson.

Krueger disse que em áreas como Wheatbelt ou South West of WA, onde mais de 97 por cento de toda a vegetação foi desmatada em uma vasta área, o valor dos cidadãos cientistas como fontes adicionais amplas e irrestritas de dados brutos de biodiversidade não poderia ser exagerado.

“Este é particularmente o caso de espécies restritas a pequenas áreas, ou que emergem por períodos relativamente curtos na estação de crescimento antes de murchar, tornando menos provável que sejam encontradas”, disse Krueger.

“O envolvimento de membros do público aumenta significativamente a probabilidade de encontros casuais com essas espécies, permitindo que os cientistas as documentem formalmente, nomeiem-nas, se necessário, e avaliem suas necessidades de conservação.”

Fonte: Curtin University (via Conexão Planeta)