terça-feira, 18 de abril de 2023

Mostra fotográfica retrata o cotidiano de mulheres da favela da Maré

abril 18, 2023 | por Resumo Fotográfico

A exposição faz parte do Programa Imagens do Povo e apresenta fotografias da artista mareense Kamila Camillo

“Cuidado e afeto”, de Kamila Camillo, 2023

O Observatório de Favelas, através do programa Imagens do Povo, lança nesta quinta-feira (20) a exposição “Faveladas”, que reúne imagens de autoria da fotógrafa popular Kamila Camillo, com curadoria de Jean Azuos e Rosilene Miliotti, todos nascidos e criados na Maré. O evento de abertura da começará às 19 horas. As fotografias que retratam o cotidiano de mulheres moradoras da favela da Maré ficarão expostas na Galeria 535, com visitação gratuita.

A mostra abre as atividades da Galeria no ano de 2023. Por isso, em alusão ao ano atual, serão expostas 23 imagens que exemplificam a força e a potência do que é ser mulher e favelada, pois todas as fotos têm o compromisso de enobrecer mulheres e revirar, pelas imagens e gestos, o uso e os sentidos da palavra favelada.

Coordenadora do projeto Imagens do Povo, Érika Tambke explica que a exposição traz um olhar mais interno, ou seja, feito pela perspectiva de quem conhece a realidade das mulheres retratadas nas imagens, pelo fato de Kamila se identificar com cada uma delas por ter sido criada na Maré. A coordenadora acrescenta que é motivo de festa essa mostra ser a primeira escolhida da Galeria 535 em 2023.

“A mostra 'Faveladas' da Kamila Camillo vai ser a primeira abertura da Galeria 535 neste ano, sendo motivo de festa para todos nós. Kamila compartilha o olhar que tem sobre essas mulheres que trazem a beleza e a força do cotidiano na favela. A própria fotógrafa conhece a Maré em primeira pessoa, demonstrando o seu conhecimento com cenas diversas, oscilando entre os dias comuns e os de festa”, explicou Érika.

Na abertura estarão presentes mulheres que residem na área conhecida como Tijolinho, que conta com uma iniciativa organizada pela equipe do eixo de Políticas Urbanas do Observatório de Favelas, que é o responsável pela ação urbanística do Projeto Melhorias Habitacionais realizada na área. O motivo pelo qual as moradoras foram convidadas é porque foi no Conjunto Habitacional do Tijolinho onde a maior parte destas mulheres foram fotografadas.

SERVIÇO
Exposição “Faveladas” de Kamila Camillo
Abertura: 20 de abril de 2023, quinta-feira, às 19h
Visitação: de segunda a sexta-feira, entre 10h e 19h
Local: Galeria 535 - Observatório de Favelas - Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro/RJ
Entrada Gratuita