quinta-feira, 13 de abril de 2023

O beijo de Elvis e a loira misteriosa

abril 13, 2023 | por Cid Costa Neto



Em 30 de junho de 1956, uma fotografia icônica de Elvis Presley beijando uma mulher não identificada foi tirada nos bastidores do The Mosque Theatre em Richmond, Virgínia. O fotógrafo Alfred Wertheimer acabou de capturar Presley em um momento privado, tocando línguas com uma jovem. A fotografia foi intitulada “The Kiss”.

Contratado pela gravadora RCA Victor, Wertheimer que foi um dos poucos fotógrafos que tiveram a oportunidade de acompanhar Elvis em turnê no início da carreira. Suas fotos foram publicadas em setembro de 1956, mas foram praticamente esquecidas até a morte de Elvis Presley, em 1977. Ironicamente, levou 55 anos para que a mulher na foto fosse revelada.

Wertheimer nunca imaginou que as fotografias se tornariam icônicas e não perguntou à mulher seu nome para documentação. Na época, Elvis não era famoso. Ele apareceria no The Ed Sullivan Show pela primeira vez três meses depois. Após a morte de Presley, as fotografias de Wertheimer se tornaram icônicas com “The Kiss” se tornando a mais lendária do portfólio.

Em 2011, com uma pequena mediação da revista Vanity Fair e da escritora Alanna Nash, Wertheimer reconheceu Barbara Gray como sendo a mulher da foto. Uma das principais pistas para resolver o mistério era a altura de Gray, que tem apenas 1,5m, além de uma série de perguntas detalhadas que o fotógrafo fez a ela.